Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Fica Fernando e fica João Carlos! #PUCMinas #Jornalismo #2014, para Excelentíssimo Senhor Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

NomeComentário
virginia r.A Instituição deve se preocupar sim com a qualidade dos professores que escolhe para formação de seus alunos, inclusive com a titulação dos mesmos. Entretanto, é importante também contar com alguns professores com a experiência de mercado que estes "mestres" oferecem, que em muitos casos é muito superior às aulas medíocres que professores titulados (inclusive internacionalmente) apresentam.
Ingrid F.A PUC Minas não pode demitir os professores João Carlos Firpe Penna e Fernando Lacerda!
Thiago H.Sou repórter de política do jornal O Globo, em São Paulo, e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo (Abraji). Se mantenho o entusiasmo pela profissão nove anos depois de ter me formado na PUC-MG, devo isso ao que vivi e aprendi com Fernando Lacerda. Não é justo que novos jornalistas sejam privados deste privilégio.
Elisângela .Mestrados não fazem de um professor um mestre de verdade, pois, muitos são os que pagam para que outros escrevam suas teses em busca de um título. João Carlos Firpe e Fernando Lacerda, sim, são verdadeiros mestres e ajudaram a formar outros como eles. A decisão da PUC Minas de excluí-los de seu quadro de professores é um retrocesso; um equívoco que, espero, seja reparado.
Julia C.Sou aluna de Relações Públicas mas tive a oportunidade de cursar uma disciplina que o Fernando Lacerda leciona. A forma como ele ensina e fala da profissão de Jornalista, fez com que eu tivesse certeza de que gostaria de, além de ser Relações Púlicas, ser Jornalista também.
Cláudia R.O que Fernando e João Carlos ensinaram aos jornalistas em formação não foi ensinado por nenhum dos professores com títulos acadêmicos. Por favor, mantenha os verdadeiros mestres do jornalismo da PUC Minas. Obrigada.
Regina S.Professora Associada UFMG
Kássio O.FICA MALUCOS !
Camila F.Porque nos alunos precisamos de um curso com qualidade. João Carlos e Fernando Lacerda fazem parte do que melhor nos é oferecido pela Universidade, ainda que possuam apenas graduação. Portanto não aceitamos essa demissão.
Ricardo M.Nenhum mestre a menos!
RANIER B.Respeito os títulos de mestrado e doutorado tão valorizados pelo mundo acadêmico, mas o Fernando e o João Carlos têm o título mais importante que qualquer professor pode almejar: a aprovação, admiração e reconhecimento da maioria esmagadora (desculpem pela expressão clichê, João e Fernando, eu ainda dou um jeito nisso) dos alunos que tiveram a sorte de serem isso: alunos dos mestres Fernando e João Carlos. Eu tive essa grande sorte.
Débora S.Estou saindo do 2º período, em que tive Apuração e Redação com o Fernando, mas tenho contato com ele desde o 1º porque sempre fiz matérias para o Marco e posso dizer que nosso querido Fernando é um dos professores que mais me motiva a continuar no curso e que me mostra que estou no caminho certo. Fernando tem, sem dúvidas, uma grande importância na minha formação.
Isis M.Não estudei na PUC, mas TODOS os jornalistas que conheço só falam bem do Fernando. Não fui aluna dele, mas vejo que foi ele o mestre (sem mestrado) que fez a diferença na vida de quem hoje é bom profissional.
Marcelo P.conhecimento e senso crítico, mais importante que qualquer academicismo na formação crítica, ética e profissional dos estudantes de comunicação. --- os dois têm de sobra, inclusive.
Bárbara F.Aluna da turma de Jornalismo 2008-2012, atualmente, repórter de cidades do Jornal O Tempo.
Viviane C.Me formei em Jornalismo pela Puc-Minas em julho/2001 e fui aluna dos professores Fernando Lacerda e João Carlos Firpe Penna. Os dois foram muito importantes na minha formação, propondo um aprendizado prático que pude trazer para minha vida profissional. Inclusive, foram dois dos poucos professores que tinham vasta experiência no mercado de trabalho, tão importante para o aluno que sonha em "colocar a mão na massa" e não seguir a vida acadêmica. Por isso eles têm tantos admiradores entre alunos, ex alunos e colegas.
Rafaella R.Tive a oportunidade de ter aula com o mestre Fernando Lacerda, sim, mestre. Não é preciso um certificado para notar a habilidade, o compromisso e amor com que ele se dedica ao Jornalismo e seus futuros profissionais. Fernando sempre foi atencioso quando eu aparecia com sugestões para o Jornal Marco, entrevistas com 3h de transcrição e qualquer texto em que precisava de ajuda. Com ele aprendi que bigode não é só um amontoado de pelos acima da boca, aprendi que jornalismo e boa apuração são sinônimos e todo o aprendizado que ele me proporcionou não precisa de título algum para ser validado. #FicaFernando #FicaJoao
Lara C.Os professores merecem ficar! Sem o Fernando eu não saberia como conduzir entrevistas!
Ana C.A experiência do Fernando Lacerda é enorme e ele é um professor que sabe transmitir todo conhecimento que adquiriu. Disposto a tirar qualquer dúvida e da a vida pelo MARCO, se tem alguém que me ensinou o que é o jornalismo de verdade foi ele! Não podemos perder essa riqueza de pessoa e nem deixar que os próximos alunos percam.
Queila S.O professor João Carlos, sem título de mestrado, me ensinou toda a economia que me tornou hoje, repórter de economia. Me ensinou, na prática, com sua experiência real, o que nenhum título acadêmico poderia me ensinar. O Fernando Lacerda foi o primeiro a ensinar o sentido do lead. Não apenas o de responder às perguntinhas básicas, mas o sentido de ligar um alerta diante da cada resposta a tais perguntas.

Assinaram o abaixo-assinado
395 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado