Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, para Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

NomeComentário
AMAURI F.Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
Raquel L. a Língua Portuguesa é uma só, por isso existe a Lusofonia, a estudamos, no colegial vamos então DESAPARECER com as origens e influências diretas??? APAGAREMOS os movimentos literários que serviram de molde para 95% dos nossos????Tudo bem que a maioria dos autores portugueses se acham. Mas foram geniais!!!tudo bem que valorizaremos os nossos, mas deixar de lado completamente, esses autores e deletar o legado genial que nos norteou e nos ensinou por séculos??? Priorizar os nossos sim, isso já fazemos, mas renegar quem tanto contribuiu para as maiores transformações da Língua Portuguesa é uma heresia!!!
Rui G.Viva Machado de Assis, Cora Coralina, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, ele não poderão sair da escola.
Andréa P.Faz parte da cultura, da história, da formação intelectual do indivíduo e da compreensão de sua existência e preparo para que o mesmo reflita e testemunha o desenvolvimento de uma povo e de uma era.
Luiz A.Sou Eça! Sou Camões! Sou Pessoa! Sou Saramago!
Regina A.É inimaginável pensar que o berço da língua portuguesa está ameaçado a este ponto. É um absurdo!!!!
Luciana S.Digo não mil vezes
Roberta R.Não, não e não! A literatura faz parte da história do povo e precisa permanece viva no consciente coletivo!
MONICA A.Absurda essa retirada!!!
Vanessa S.É necessário melhorar a educação não piorar a que temos.
Benjamin F.Ameaçaram Monteiro Lobato, alegando racismo (apedeutas!); agora, ameaçam a Literatura Portuguesa (apedeutas!!!)...Vamos fazer o seguinte, para o bem da Cultura e do Saber : vamos defenestrar, o mais rápido possível, esses ignorantões que, além de tudo, são corruptos...(Olha, o período petista, 14 anos, conseguiu fazer o Brasil regridir, no mínimo, uma geração...!)
Reynaldo B.porque não é só um roubo. É também um insulto, uma afronta.
Débora O.Tal projeto acarretará uma prejuízo irremediável aos jovens estudantes.
Ricardo S.Estamos cada vez mais encurralados por um pensamento que nos separa da natureza e de nós mesmos. As conseqüências são as catástrofes ambientais e humanitárias que flagelam a humanidade. A literatura nos possibilita a criação de imagens, a articulação de conceitos ao invés de fórmulas vazias de sentido. Sem a literatura o homem tende a perder a capacidade de pensar e, portanto, de agir como um autômato, como uma máquina. O Nazismo criou uma máquina burocrática para massacrar pessoas. Como isso foi possível? Talvez porque os homens que movimentavam a monstruosidade da máquina assassina perderam a capacidade de refletir, de pensar, de imaginar. Sem a literatura corremos esse risco!
Mariângela A.Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular!
Marlene O.Sem comentários para tamanho absurdo.
Carmen L.Se o governo brasileiro não se importa com a formação das nossas crianças e dos nossos jovens, nós nos importamos. Chega de alienação; precisamos de seriedade, responsabilidade e formação de qualidade.
José L.Vamos valorizar e defender a nossa Língua Nacional e sua Literatura Portuguesa!
jorge b.Leitura sempre deve ser acrescentada.
Frederico M.Não concordo com a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa uma vez que trata-se do berço da língua oficial brasileira.

Assinaram o abaixo-assinado
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado