Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo assinado contra a Obrigatoriedade Curricularização da Extensão, para MEC

NomeComentário
MARIA A.Espero que tirem essa obrigatoriedade! Se eu tô fazendo EAD, é pq n tenho possibilidade de ir pro presencial, como que eles querem que eu fique indo atrás de gente, carimbo e sei lá mais o que?? Não tem condições! E depois que eu soube que um colega meu de outra universidade fez as extensões no EAD (ele estuda presencial) eu fiquei com mais raiva ainda de eles estarem forçando a gente a fazer tudo presencial! E aí da dizendo que não vamos concluir o curso se não fizermos as atividades (sendo que não temos condições de fazer)
André .Não vejo a necessidade de um atividade de extensão, principalmente se as atividades exigidas não tem relação com o curso que estudo! Ainda mais sendo um curso EAD e as atividades sendo presenciais, não faz sentido algum!
jessica a.tempo tempo meu povo um clt com 2 empregos que optou por uma faculdade online é por um unico motivo, certo!!!!
Wellington .Esse projeto de extensão deverá ser extinguido, pois somente atrapalha!
Marlei G.Concordo com a petição
Ricardo S.A carga exigida é excessiva para estudantes presenciais que já tem dificuldade de dispor de tempo além do estudo curricular, bem como para EAD, sendo incompatível para aqueles promovem essa modalidade de ensino. Atividades extracurriculares, TCC e estágio já tomam tempo excessivo. O "trabalho social" não deve ser compulsório, isso pode ser comparado a pena alternativa ou restritiva de direitos. Completo absurdo.
Michele M.Estou completamente de acordo com esta petição!!! Acho desnecessário muitas das extensões!!!
Márcia .Horrível esses projetos de extensão.
Amanda S.Nem todos tem o tempo necessário pra fazer essas atividades. Uma mãe que tem o sonho de exercer alguma profissao nao tem tempo
Luiz F.Não ajuda em nada, só atrapalha e faz muita gente desistir do curso.
Ana C.A obrigatoriedade de extensão presencial, inclusive nas graduações de EAD, é um atentado aos direitos de idosos, portadores de deficiência, mães solteiras e trabalhadores com extensas jornadas de trabalho. Parcelas da população desde sempre postas à margem do desenvolvimento econômico e social do País, e que viram no EAD a oportunidade de realizar uma graduação e melhorar de vida. É coisa de uma aristocracia que domina o Brasil desde a colonização. Tenho para mim, aliás, que se trata de uma exigência inconstitucional, por impor uma barreira intransponível a um direito constitucional, que é a Educação. Essa Resolução dos burocratas do MEC só serve para barrar os "indesejáveis" e fomentar uma "indústria" de projetos de extensão, como já existe nas atividades complementares (basta "dar um Google", para constatar isso). Tão ou mais grave é que nos obriga a uma espécie de trabalho escravo, já que só servirá ao marketing gratuito das empresas do setor educacional. Uma vergonha querer obrigar, por exemplo, portadores de deficiência, que precisam de bengalas ou muletas, a andarem nas periferias organizando eventos, que deveriam ser realizados por essas instituições.
Marcos F.ESPERO QUE O MEC REALMENTE REVEJA ESSA PALHAÇADA E PARE DE DIFICULTAR A PORR4 DA VIDA DO ALUNO !!!
Rodrigo N.Pela não obrigatoriedade do projeto de extensão, principalmente em cursos EAD.
Guilherme N.Totalmente fora da realidade colocar tais atividades de forma obrigatória que colocassem de forma opcional quem tiver a vontade de "ajudar a comunidade" que ajude porem o custo e o tempo necessário para realizar tal projeto é desnecessário e somente desmotiva a pessoas que se formem no ensino superior a verdade é que todos querem realizar estágios ou algo realmente para o seu mercado sendo preferencialmente indicado pela própria instituição de ensino.
Jhony F.Na modalidade 100% EAD, não temos contato com os alunos do mesmo curso, o que dificulta a formação de grupos para as atividades práticas. Isso nos faz perder tempo buscando colegas por conta própria. Além disso, quem opta pelo EAD o faz por não ter condições de comparecer presencialmente, seja por trabalho, distância ou dificuldades de deslocamento. A exigência de atividades presenciais acaba indo contra essa realidade, tornando o curso menos acessível e desafiando aqueles que confiam na flexibilidade do ensino a distância.
Paulo .Quem faz ead nao tem tempo pra essa palhaçada.
Izabela m.Vamos ver se extensão vai embora.
Felipe W.Eu trabalho e estudo. A maioria das atividades de extensão exige encontrar uma CNPJ que esteja interessada em me ajudar e muitas dessas atividades são em horário de trabalho.
Matheus .Isso claramente é uma tentativa do governo dificultar ainda mais a possibilidade do pobre melhorar de vida e se motivar a investir no ensino.
NICOLY L.queremos estudar em casa, não temos tempo livre

Assinaram o abaixo-assinado
6.911 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado