Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Revogação da Troca de Tutores PET em Julho de 2016, para Integrantes do Programa de Educação Tutorial – PET

NomeComentário
wanessa s.Os pagamentos das bolsas sempre estão atrasando, inclusive agora.
Maria K.Sou avó de petiano e estou na luta pelo programa!
Pâmala C.O programa deve continuar vivo!
Janaína B.Fui membro do PET Farmácia Unesp/Araraquara e sem dúvidas o papel do tutor é imprescindível. A experiência de nosso tutor foi o diferencial para desenvolvermos nossas atividades. Acredito que quando se cria um vínculo tutor-grupo, não deve ser o tempo que decida quando o tutor deve se afastar.
Jéssica G.Ex petiana
Camila C.Acredito que a rotatividade de tutores só deve acontecer se for realmente necessária e, principalmente, que a voz dos bolsistas deve ser ouvida neste contexto. A tutora que organiza e coordena o grupo ao qual faço parte é muitíssimo competente e a grande responsável não somente pela excelência no desempenho das atividades, mas também pela capacitação dos estudantes no meio acadêmico, informando-nos, orientando-nos e auxiliando-nos quando necessário. Seria realmente uma pena perder uma tutora tão competente e comprometida com o grupo em virtude de uma resolução que, em meu ponto de vista, não é estritamente necessária.
Sarajane P.Acredito que os tutores devam ter seu trabalho avaliado mediante uma séria ferramenta de avaliação. Se a partir da avaliação ficar constatado que o desligamento se faz necessário, então que assim seja. Contudo, se a avaliação mostrar que o tutor é competente, ele, o grupo PET que ele tutora e o Programa PET têm o direito de tê-lo à frente do projeto que está dando certo.
Rodrigo P.A troca do tutor tem que ser uma decisão do grupo PET e não uma imposição do governo federal. Acho justo que haja de tempos em tempos uma votação obrigatória pedindo a troca ou não do tutor
Francisco F.O mérito da tutoria deve ser dado preferencialmente aos docentes que trabalharam na elaboração, submissão e aprovação dos projetos para criação de grupos PET em suas IES, especialmente quando estes estão desenvolvendo um trabalho sério e bem avaliado juto ao grupo PET que é tutor.
Idalmir J.Se o tutor está fazendo um bom trabalho, não há motivos para substitui-lo.
Kelsen N.Ex-petiano. deixa os tutores trabalharem. aprovaram os seus projetos e mais que justo que administrem
Bruno S.Acredito que a mudança de tutor deva ser decidida pelos integrantes do PET que podem optar por escolher um tutor melhor ou permanecer com o atual
Rommy K.Não é necessária uma Portaria definindo o tempo final de tutoria. A tutoria deve ser regida por avaliações sérias e periódicas, como a que existe para a manutenção e continuidade da bolsa-produtividade em pesquisa do CNPq.
CARLOS C.BASEADO EM QUE ANALISE TÉCNICA, ESTABELECEU-SE A VIDA UTIL DE TUTORIA EM 6 ANOS?
Fernando P.Vergonhoso a educaçao nesse país!
Gisele T.Sou egressa do PET CNX CIRANDA DA CIÊNCIA
Henrique G.Abaixo, postagem referente a 18 de junho de 2010 sobre o estudo da gestao da CENAPET 'a época, O PET QUE QUEREMOS, acerca da mortalidade natural dos tutores - A pesquisa realizada pela CENAPET sobre a rotatividade de tutores baseou-se sobre uma amostragem de 91 grupos, ou 21,16% dos grupos existentes hoje no país. Os números revelaram que existe uma rotatividade natural de tutores que gira em torno de 5,9 anos.As razões de saída dos tutores ficam assim estratificadas: 12,94% por escolha de cargo na admnistração da IES; 35,97% por vontade própria; 2,16% por demissão; 0,72% por falecimento; 21,59% por saída para doutoramento ou pós-doc; 17,27% por aposentadoria; 4,31% por escolha de outra bolsa; 2,88% por enfermidade; 1,44% por avaliação negativa e 0,72% por rotatividade induzida e ilegal de uma IES. Se somarmos os itens Cargos + Vontade própria + qualificação (doutorado e pós-doc) + outra bolsa, chegamos a um total de 74,80% . Este somatório demonstra claramente que existe uma série de fatores de ordem pessoal e acadêmica que alimentam a rotatividade. Um outro dado que retiramos da amostra de grupos que responderam ao for
Marina V.Egresso
Claudia D.A construção desse programa se faz pela experiência. Sua manutenção idem!
João C.Um tempo maior permitirá um trabalho melhor.

Assinaram o abaixo-assinado
2.344 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado