Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, para Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

NomeComentário
Roseli M.Se faz necessário o ensino da Literatura Brasileira pelo seu valor histórico e artístico.
Juliana C.Sou contra, devemos continuar ensinando a literatura portuguesa por fazer parte do nosso patrimônio histórico.
Lênia M.Fico feliz de poder me pronunciar oficial e publicamente contra mais este desmando, mais esta alucinação de nossa política educacional.
Ricardo C.Nào deixemos enterrar a cultura no Brasil
Elisangela S.Como uma criança brasileira pode descobrir que gosta de nossa literatura se ela não estiver presente nem nas escolas? Como podemos incentivar os brasileiros a serem leitores? com leituras que não competem necessariamente a nossa realidade cultural?! seria dicotômico pensar que devemos transpor para a sala de aula a realidade dos alunos, e no entanto, utilizar leituras fora de nossa cultura, ou de cultura nenhuma, porque no Brasil se não for obrigado as pessoas se conformam.
walter D.Não vamos deteriorar a qualidade da educação. Preservemos um bom futuro para nossos filhos que serão o Brasil do futuro !!!
Daniel A.Minha pátria é minha língua. Duvidam? Os anglos nunca duvidaram e têm 3 cadeiras no conselho de segurança da ONU.
JORGE E.Sem o conhecimento da Literatura Portuguesa não há como se iniciar o estudo da Literatura Brasileira.
Célio T.A proposta para a Base Nacional Comum é absurda.
Gláucia L.Não se pode prescindir do conhecimento das origens do nosso idioma. Sem a Literatura Portuguesa seremos ignorantes das bases da nossa Literatura Brasileira que muito bebe naquelas fontes. Não nos façam ignorantes!
Michelle P.Como autora e professora de ensino fundamental sei da importância do conhecimento literário para as futuras gerações .
marcia g.Voto a que continue a literatura
JOSÉ A.Concordo com o documento e assino a petição. Excluir não é solução para aprimorar o ensino. Exclusão pedagógica e cultural é irmã gêmea da maldita exclusão social no país. Toda a Literatura da Língua Portuguesa tem de ser obrigatória na Base Nacional Comum Curricular. Essa ignorante exclusão da obrigatoriedade da Literatura de Portugal no currículo se assemelha ao recente golpe do desgovernador paulista querendo fechar escolas para repassar os prédios escolares e seus terrenos ao mercado imobiliário. É preciso mobilizar intelectuais, mestres, estudantes e seus familiares contra mais essa medida curricular excludente e estúpida comprometida com o emburrecimento de nossa juventude. O que essa medida excludente pretende é emburrecer para dominar a consciência e a inteligência crítica de nossos jovens, além de agradar à ganância do ensino privado. É medida que precisa ser repudiada e impedida com urgência. Educação e Cultura devem somar e multiplicar, jamais excluir.
vanderlei b.É preciso incentivar a literatura nas escolas e não tirá-la e ainda mais a Portuguesa por ter célebres escritores
Maria P.Não podemos deixar isso acontecer, é um absurdo! Temos que progredir e não regredir. Afinal é o nossa maior riqueza , uma vez que estão tirando todas as riquezas do nosso povo.
Vinicius R. Não se tem nem o que comentar, só chorar... Nossa cultura nasceu de Portugal, nossa língua, é parte de nossa história, parte importante da história do mundo, as crianças tem de conhecer, os adultos tem de conhecer, realmente esse país quer criar um bando de selvagens que pregam a torto e ao direito o retorno a selva.
Elisa P.Eu digo não.
Neli C.Literatura humaniza! Literatura é cultura!
Luiz a.Apoio
Avanice L.essa é mais uma maneira dos governantes fazerem com que o povo brasileiro tenha menos cultura, menos conhecimento, entenda menos de política, para que eles possam dominar nos mais fácil.

Assinaram o abaixo-assinado
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado