Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra as Cotas raciais nos concursos Públicos, para Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

NomeComentário
pedro f.Absurdo *
Jessica M.Segundo o art. 5 da Carta magna, " todos são iguais perante a lei".
Pedro O.E os Brancos que nascem pobres?
Rafael O.Sou contra discriminação, sou contra cotas para negros, negros tem a mesma capacidade que qualquer um!
Rafael B.Vá lá que, no caso das cotas raciais nas universidades, ainda se possa dizer que se criam condições desiguais de acesso para corrigir distorções, de sorte que, oferecendo igual instrução, se possam igualar as competências. É um jeito torto de fazê-lo, mas tem lá seu lado defensável, embora frágil. No caso do serviço público, aí a coisa beira o ridículo. Trata-se de contratar uma mão de obra profissional. Qualquer procedimento que não seja a seleção do mais capaz, tenha lá que cor de pele for, se estará malversando dinheiro público — de brancos e de pretos, de ricos e de pobres, de homens e de mulheres. Se há a desculpa de que a universidade iguala as competências porque é uma fase de aprendizado, note-se que um servidor oferece ao estado aquilo que já sabe, a competência que já tem. Preterir o mais competente por causa da cor da pele é uma agressão ao bem público. Mas quem vai ter a coragem de dizer “não”?
FILLIPE C.Sou contra !
eduardo g.Absurdo as cotas ! Isso é mero jogo político para ganhar voto ! Vai gerar um briga dos negros e brancos! Fora PT
ricardo c.todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. O negro não é diferente de um branco. Os negros não são melhores que os branco e vice versa. Eu não pedi para nascer branco, Negros tem as mesma oportunidade que um branco tem, o concurso publico é aberto para todo mundo, sem distinção da cor.
ANTONIO J.Passar em um concurso tem que ser por mérito, facilitar pra quem quer que seja, é injustiça, é de fundamnetal ter ampla concorrência, por sí só a lei de cotas em concursos públicos já é uma medida racista.
Lucas M.Como o próprio artigo diz, todos são iguais perante a lei! Sancionar isso é compactuar com a desigualdade.
Gilberto M.Essas cotas na verdade são preconceituosas, dão a entender que os negros e índios não possuem capacidades, tem que ser ajudados a entrar em universidades e concursos.
Mayara A.Em respeito aos direitos constitucionais
Alexandre G.Se a própria constituição repudia racismo é esdruxulo e anticonstitucional tal projeto de Lei já que fere o principio da isonomia. Concurso público é pura meritocracia - estudou, atingiu boa pontuação passou. Ao invés de projetos de leis com fins eleitoreiros deveriam melhorar as escolas públicas, dar uma educação de qualidade aos jovens da periferia.
Luiz A."Todos são iguais perante a lei" - Cotas raciais são um instrumento que causa a desigualdade e nao a igualdade, visto que concurso publico é a maneira mais eficaz e isonômica para ingressar na carreira publica.
Andrea L.Para mim, isso é racismo. Um candidato não é menos capaz por ser negro. A inteligência dos negros não é diferente das dos brancos, dos amarelos, dos índios, de todos os povos. Jamais o concurso poderia discriminar por cor. O que estão fazendo é criar uma seleção adversa, dando direito a quem não conseguiu passar por nota. O governo fere os princípios da gestão do Estado, ao priorizar a entrada, na máquina pública, de pessoas menos preparadas para exercer funções importantes. Diferente do vestibular, o concurso não tem uma nota mínima de corte, como vai ser isso? Se o negro tira nota 1,0 ela entra, eu tiro 10,0 e sou branca (ou outras cores de pele) sou reprovada? Cadê a igualdade prevista na Constituição???? O ser humano, qualquer cor que ele tenha, após sair da universidade está em igualdade de condições e de preparo para enfrentar o concurso público. Quem estuda chega lá, prova disso é o nosso presidente do STF, Joaquim Barbosa. Isso é injusto, preconceituoso e imoral.
Jainara L.Em concurso público o princípio é o da isonomia. Dilma pediu urgência na votação para ganhar mais votos em outubro.
vando m.Concurso publico e feito com prova e não processo seletivo, a prova não olha cor.
Mercia P.Sou contra pois e os brancos tem cota, discriminação total
rodolfo g.Se tivesse que existir cota deveria ser por renda familiar
Thereza A.Já está mais do que provado que não existe distinção de raça entre os humanos. Isso é informado até em Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no HC 82424, publicada em 2004, onde afirmam que “Com a definição e o mapeamento do genoma humano, cientificamente não existem distinções entre os homens, seja pela segmentação da pele, formato dos olhos, altura, pelos ou por quaisquer outras características físicas, visto que todos se qualificam como espécie humana. Não há diferenças biológicas entre os seres humanos. Na essência são todos iguais”. Porque então distinguir?

Assinaram o abaixo-assinado
7.210 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado