Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Carta de apoio à Terapia Ocupacional, para CREFITO e COFFITO

NomeComentário
Maria P. Por medio de la presente apoyo y adhiero a la peticion de nuestros colegas profesionales de Brasil a la competencia de los mismos en las AVD y AIVD. Considerando el crecimiento notable de estos profesionales en su pais, su avance en el trabajo cientifico y la evidencia en todas las areas que competen el desempeño ocupacional y la disfuncion de los clientes( AVD,AIVD, Trabajo, Juego y ocio, y participacion Social). Dentro del dominio de nuestra profesion los Terapeutas Ocupacionales somos responsables de contribuir a la aplicacion de valores centrales , conocimiento, y habilidades para ayudar a los clientes (personas , organizaciones y poblaciones), a comprometerse con las actividades diarias y ocupaciones que ellos quieren y necesitan hacer de forma que apoyen la salud y la participacion.
Ângela F.Sou T.O. de Portugal e estou solidária com os meus colegas do Brasil perante esta situação lamentável
Luciana d.A Terapia Ocupacional tem meu TOTAL apoio, o trabalho deste profissional traz benefícios sem igual para os pacientes, e é MUITO diferente do trabalho de Fisioterapia.
Sergio .Minha mãe teve um AVC e foi tratada por umTerapeuta Ocupacional, após este tratamento ela ganhou mais autonomia em suas atividades da vida diaria, este profissional melhorou muito a qualidade de vida da minha mãe, nos ultimos 25 anos. O terapeuta Ocupacional é um profissional indispensavel na equipe de saude.
Paulo J.Não podemos deixar isso acontecer de forma alguma! Por isso é que não existem profissionais realmente qualificados. Por isso é que estamos onde estamos... pessoas sem formação específica, podem se tornar representantes do povo, sem ao menos saber o que é Carta Magna, ou ainda do que trata o Código Civil, ou até mesmo o que nos trás a Constituição Federal, que ao se perguntar para a maioria dos novos deputados, quando foi promulgada, não fazem a menos idéia. Por isso é que estamos onde estamos. Cada profissional tem que atuar na área em que foi capacitado. Cada um tem sua formação em áreas específicas. Não adianta querer tratar de política ou eleger a cargo público, uma pessoa que nem dessa área gosta, até porque estão lá, unica e exclusivamente pelo dinheiro. Assim temos por experiência que não adianta pedir a um carpinteiro que faça o serviço de um pedreiro. Não vai dar certo. Então vamos reconhecer a força profissional de cada um de nossos profissionais e valoriza-los.
Cristina P.Bs As. Argentina
Rodrigo A.La evaluacion e iNtervencion en el desempeño ocupacionla de las AVD, Juego y Productividad es experticia sólo del TO. Como profesión socio-sanitaria su mirada es integral y por esta razón le permite entender exclusivamente estos fenómenos. A DIFERENCIA DE OTRAS PROFESIONES.
Maria S.A TO agradece e eu agradeço a TO, atraves de uma profissional de TO, a vida emocional saudavel que meus pais idosos, de 90 e 99 anos, respectivamente, tiveram nos seus ultimos 5 anos de vida. Posso dizer que a TO aplicada pela profissional formada para esta função foi o "combustivel" para suas vidas. Assim como a fisioterapia, elaborada por uma fisiterapeuta,deu a eles o fortalecimento para suas c minhadas e afins.
Irene R.Ridículo
Steve F.While OT and PT work closely together, there are lines of where we practice. ADLs, IADLs, and assistive technologies is what OT is specifically trained in. If you are to consider giving untrained PTs the ability to work in these areas you would have to extend rights for OT to practice all the same skills as PTs do. I'm not trained as a PT, nor is a PT trained as an OT. PT is simply trying to broaden their scope of practice without proper training and this will decrease service to patients and increase safety problems. Please do not allow PT the rights to practice these skill sets.
Kathryn W.Activities of daily living are the uniqu domain for treatment of occupational therapy and thus essentially define the profession.
donizete x.eu repudio a tentativa de que o fisioterapeuta venha desenvolver o trabalho que cabe ao terapeuta ocupacional realizar eles a ocupação que cabe a eles e porque querer fazer o que é do outro, cada macaco no seu galho, a ética o respeito é primordial a cada profissão com certeza os fisio lutaram pelo espaço deles então que respeitam as outras profissão, todos pagaram um preço para chegar onde chegaram, e por isso eu repudio essa tal
Cristiana P.o trabalho em equipa multidisciplinar é muito valiosa para os clientes, mas cada parte da equipa faça a sua parte de forma harmoniosa sem haver uma exaustão para o doente com os procedimentos repetidos.
TARCISO C.Não devem existir reservas de mercado no setor da saúde. Tudo o que engrandece e melhora a condição do ser humano merece apoio.
ANA N.Concordo com o abaixo-assinado e acho que tal iniciatica dos nossos colegas é realmente abusiva.
giovana p.Isso tudo é uma vergonha nacional! Sinto-me envergonhada pelo Crefito e Coffito e, mais ainda, pela Fisioterapia brasileira.
P.Todo proficional devem trabalhar de acordo sua categoria e que lhe compete, temos que tabalhar em rede, nunca ser invasivel.
MARINETE C.O conteúdo da minuta da proposta do COFFITO atribuindo aos fisioterapeutas a prática da atividade da vida diária fere fundamentalmente dois princípios éticos fundamentais: o humano e o profissional. Quanto ao primeiro, o COFFITO demonstra uma visão bastante limitada , deficiente do ser humano ante os múltiplos sistemas com os quais este último interage antes mesmo do nascimento. No campo ético-profissional o COFFITO ao propor que seja legalizada a invasão das áreas de competência da terapia ocupacional por fisioterapeutas, mostra intenção arbitrária e abusiva (bem a gosto de um sistema ditatorial) de desmantelamento de uma profissão muito bem estabelecida em 62 países, sob a égide da World Federation of Occupational Therapists (Federação Mundial dos Terapeutas Ocupacionais) - que dita os currículos básicos de formação dos terapeutas ocupacinais em todo o Mundo - quando, na verdade, tem o dever legal de zelar pela terapia ocupacional.
Marília T.A terapia ocupacional tem que defender seu campo de atuação
REGINA O.Apoio integralmente a petição.

Assinaram o abaixo-assinado
8.927 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado