Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Carta Aberta ao Sr. Ministro da Educação sobre o documento Pátria Educadora da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, para Ministério da Educação

Nome Comentário
Sheyla S. Concordo com tudo que está escrito.
Suely . Apoio total. E é preciso que os governantes entendam que a educação deve ser debatida primeiro pelos os que a fazem.
Maria C. Acabei de assinar!
Antônio A. Democracia se faz com ações. Esperamos que antes de qualquer medida efetiva o governo tenha sensibilidade para ouvir a sociedade.
Naura F. Estou de pleno acordo com os termos da carta que subscrevo.
João J. Sr. Ministro não consigo ver nenhum fundamento do PNE no "Pátria Educadora". Os historiadores concluem que o documento propõe um avanço em marcha à ré de 1 século. Salve Thomaz Hobbes.
José A. Precisa-se superar a retórica em torno da educação brasileira. O federalismo brasileiro está sempre em jogo quando se propõe a cooperação, a colaboração entre os entes federados (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). No documento, o PNE é referido por quatro vezes, quando se traz à tona a cooperação. Enfim, o documento instiga a abordar muitas questões problemáticas.
Leda D. Pátria Educadora??????
Rosana M. Não é possível que tão perto de minha aposentadoria do magistério público eu tenha de viver tão triste experiência: a de sermos nós, professores, transformados em perseguidores de metas que não atendem as demandas de nossos alunos, mas sim a uma complexa e selvagem necessidade do mercado a serviço do neoliberalismo. Gostaria que os que criaram esse documento pudessem lecionar -uma semana que fosse- em escolas nas quais crianças em situação de extrema vulnerabilidade social são atendidas. Creio que assim poderam entender a falácia dos testes padronizados e a injustiça do tal "meritocracia".
Aparecida D. As colocações são muito pertinentes e as proposições significativas demonstram que o magistério é tecnicamente capaz de avaliar, analisar e dar sugestões para que o país alcance uma educação de qualidade para todos .
caio t. Unicamp
M. É necessário mudar a lógica: ao invés do ter, do mercado, para o vir a ser, da emancipação.
Gilberto L. Tudo pela Educação!
Hudson A. Por uma educação de qualidade alinhada com os desafios dela decorrentes.
Alexandre S. Concordo totalmente com o texto da carta. É urgente e necessário que ela seja amplamente divulgada e que lutemos, com esperança, a favor das propostas apresentadas. Agradeço muito ao prof. Luiz Carlos de Freitas pela redação da carta e pela disponibilização da mesma para essa manifestação coletiva.
Iraziet C. É imprescindível que todos que trabalham com a formação de educadores atentem para o grave risco que o documento da SAE representa. A hora é agora!!
Simone C. É hora de nos envolver, nos comprometer de fato com a educação de nosso país! Chega da crítica pela crítica... Vamos nos responsabilizar, vamos dialogar, vamos repensar a educação que temos a a que queremos!
Falcão G. Que Pátria Educadora é essa?
MARIO C. UFVJM/ Campus JK
Helena F. Um desrespeito à -E e ao PNE merece resposta a altura dos educadores e do Ministro

Assinaram o abaixo-assinado
2.148 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado