Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado contra a aprovação da ADI 3239 no Supremo Tribunal Federal, para Supremo Tribunal Federal e Governo Federal

Nome Comentário
Paráclito D. Quilombar é manter a resistência.
Cinara Q. Como se não bastasse anos de humilhação, agora querem exterminar de vez esse povo sofrido.
Claudio S. Os povos originários e as comunidades quilombolas fazem parte da real história desse país e devem ser preservados, incluindo suas terras.
Monahyr C. Quilombos são terras ocupadas por comunidades há centenas de anos. Logicamente eles não têm documentos de propriedade da terra. Agricultores reclamam a propriedade das áreas em que cada família viu seus tataravós serem enterrados. Os políticos davam o título de propriedade a seus amigos e esses tiravam os quilombolas à força. Os poucos que conseguiram resistir podem ser tirados agora através desse julgamento.
Anderson R. A votação da ADIN declarando a inconstitucionalidade do Decreto implica em retrocesso social e rompe com com os fundamentos da Republica.
ronei l. direitos, art. 88 dos atos da disposições
JOSE A. DEFENDA O DIREITO DOS POVOS TRADICIONAIS - QUILOMBOLAS O Decreto 4887 de 2003, o qual define o procedimento de regularização das terras dos quilombolas, e regulamenta o artigo constitucional artigo 68 das Disposições Transitórias da Carta Magna, que diz: “aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”. Os quilombos não pertencem somente a nosso passado escravista. Tampouco se configuram como comunidades isoladas, no tempo e no espaço, sem qualquer participação em nossa estrutura social. Ao contrário, as mais de 2 mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988. O STF foi questionado pelo partido "Democratas" argumentando "inconstitucionalidade" do Decreto. Se o STF concordar com esse temerária questionamento milhares de pessoas - que há séculos vivem em suas terras, trabalhando e vivendo de forma alternativa, preservando seus mananciais e recursos florestais, cultivando a terra e sobrevivendo de forma pacifica
JUSTIN T. Não deixem o Brasil aprovar a lei que leve a um retrocesso vergonhoso na questão de Direitos Humanos e Dignidade da pessoa humana, defesa da vida, principalmente dos negros.
Eliane O. Não concordamos com o racismo institucionalizado. A ADI 3239, é uma afronta aos Direitos Humanos. A ADI 3239 é a confirmação de que existem muitos racistas no Brasil, que neste momento histórico, querem se expressar utilizando o guardião da Constituição Federal, o STF, para confirmar isso. Será que o guardião (STF), defende também os negros(as), indígenas e quilombolas? Queremos essa resposta urgentemente!
MEIRE R. Direitos não se retira e nem se discute.
Tatiana S. Vamos lutar juntos por todos os nossos direitos, sou da comunidade Quilombola de Horizonte Ceará.
norma r. Adelante companheiros...
Nilson S. Os homens que deveriam defender os direitos do povo só defendem as regalias e a imunidade dos corruptos.
Noemia D. Acredito que é necessario que a população brasileira se intere do que realmente acontece...Fiquei pasma ...indignada com o descaso das autoridades competentes a respeito da matéria postada! Precisamos urgente de mudanças que mude toda essa situação ! Precisamos estar informados ...e conscientes de nossa responsabilidade como cidadãos brasileiros!
Rosangela S. Contra a aprovacao ADI 3239
Rodrigo A. Em uma sociedade que preconiza o lucro a qualquer custo, o que esperar?? Os autores desta ADI estão mais preocupados com as terras que perderão, mesmo que estas não tenham um fim social, do que em beneficiar aqueles que colobararam, e muito, para o desenvilvimento deste país. Sem os negros, e a sua mão de obra escravizada, o que seria do Brasil?? Mas dar vez ao nosso povo é muito difícil, ainda bem que temos o nosso representante no STF, e isso esta preocupando muito estes marajás....
junior . temos direitos, queremos o nosso reconhecimento, temos direito a liberdade somos livres
maria f. Estou assinando esta petição, pois concordo com a causa e precisamos de nos unir nas ações de interesse social.
Caio R. Isso é um atendado a democracia. Só conheço uma pessoa branca... Quem são as minorias nesse país então?! A cor da pele não deve ser critério para decidir quem vai ser um engenheiro, professor ou policial! O que eles devem fazer é dar condições iguais "extinguirem as cotas existentes"!
Alexander V. é UMA QUESTÃO DE DEMOCRACIA E RECONHECIMENTO DO DIREITO LEGÍTIMO À TERRA, COMO CAMINHO PARA REFORMA AGRÁRIA!

Assinaram o abaixo-assinado
6.562 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado