Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Pela Aprovação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Asiáticos, para Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (CPG-FFLCH); Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (PRPG); Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior (Capes)

NomeComentário
Matheus A.É necessário que tenhamos, ao menos, um programa de pós-graduação em estudos asiáticos, corrigindo a ausência que a USP tem com vários cursos da área de estudos orientais e sanando, em partes, o problema da falta de investimento em docentes e certas áreas de pesquisa.
caroline m.Pela Aprovação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Asiáticos Como pode a maior universidade da América Latina, a única a ter a graduação em Mandarim (além das outras línguas do Dep. Orientais) no Brasil, não oferecer pós-graduação na área? É um absurdo ver os cursos de 'Orientais' definhando, morrendo por falta de doutores na área para assumir os cursos. É pior ainda você,como aluno do curso de tal departamento, ter que 'se virar', se sujeitar a projetos alheios a sua área dentro da Letras, da FE, da FEA (daqui a pouco da POLI),ou sei lá onde, para conseguir se especializar. Já passou da hora do Departamento de Orientais ter o Programa de Pós Graduação!
Nádia R.Apoiadíssimo!
Bruno S.Como apoiar, promover e dar permanência às habilitações sem um programa de pós-graduação? Esses cursos não são apenas acadêmicos: exalam a história e a vida de comunidades inteiras, é promoção de cultura e riqueza humana imaterial.
Leonardo B.A instituição dá pouco espaço para interdisciplinariedade. As áreas dentro da Orientais deveriam interagir mais.
Debora M.Sou a favor da aprovação do programa de pós-graduação em estudos asiáticos, pois, acredito ser este um grande avanço para nossa faculdade.
Renata S.Acho extremamente válido que exista tal opção para um área tão rica como a de estudos asiáticos.
Arthur P.Acredito ser de suma importância para a comunidade acadêmica a aprovação dos cursos.
João C.Esse programa é de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico não só da universidade como do Brasil inteiro. Deve ser aprovado e apoiado pelos setores cabíveis.
Andrea L.Programa importantíssimo, que pesquisará temas muito atuais. Necessário para o desenvolvimento dos estudos asiáticos no Brasil, que ainda não está desenvolvido. As oportunidades de crescimento nesse sentido são muitas, pois as associações internacionais, especialmente na China, estão dispostas a oferecer todo o apoio para o intercâmbio de materiais e especialistas.
Stéphanie A.Acredito que o Programa de Pós Graduação em Estudos Asiásicos finalmente abrirá portas para possibilidades de pesquisas realmente úteis no campo das línguas asiáticas/orientais no Brasil, por se tratar de algo abrangente e que possibilita a interrelação das línguas, enriquecendo em muito todos os campos envolvidos. Também será um curso inédito em âmbito nacional e ajudará na internacionalização da universidade e suas produções acadêmicas, tendo em vista que as melhores universidades estrangeiras possuem cursos de graduação e pós graduação em "estudos orientais" (Oriental Studies).

Assinaram o abaixo-assinado
128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado