Abaixo-assinado MANIFESTO À BOM BRILL

Para: [email protected]

MANIFESTO À BOM BRIL
Nós homens que cuidamos ou lutamos por nossos filhos, que reconhecemos o direito à igualdade às mulheres e repudiamos a violência contra a mulher, ficamos ABISMADOS e REVOLTADOS com a violência e os preconceitos da campanha “A.M.E.” criada e veiculada por vocês . Inclusive por atacar e ofender os homens com generalizações de baixíssimo nível e da forma mais covarde: escondendo-se atrás de brincadeiras e humoristas para que se configure como “piada” e para , aparentemente, não serem levadas a sério. Ainda que vocês e todos nós sabemos que, subliminarmente, tal campanha tem e terão efeitos de agressão destrutivas muito sérias , como é comum a todos os preconceitos. E que podem até se tornarem devastadores.
Não há o que discordar pois já é publicamente declarado por estudos de universidades sérias como a USP , que toda atividade humorística se fundamenta em preconceitos. Até há pouco tempo não haviam piadas machistas ou sobre (ou contra) homens porque eram eles quem se divertiam com os preconceitos comuns contra certas condições corporais (gordos, idosos, deficientes físicos, gagos, aleijados, impotentes, etc, ); contra gêneros (mulheres, mães, homossexuais em geral, etc), contra etnias (judeus, negros, ciganos, índios, muçulmanos, árabes, etc) ; Contra doentes (bêbados, drogados, enfartados, obesos, etc); Contra naturalidades (gaúchos, cariocas, paulistas, portugueses, americanos, russos, africanos, japoneses, etc ) , E MESMO quando as piadas eram contra homens, esses eram contra a minoria de profissionais antiéticos e antiprofissionais , marginais ou também desviantes (como advogados, médicos, dentistas, urologistas, ginecologistas, políticos, ladrões, presidiários, etc.) COMO SE REPRESENTASSEM O TODO. Afinal a piada só teria graça se o preconceito fosse real, se ela representasse GENERICAMENTE TODOS os indivíduos daquele grupo citado. Ou seja. Se a piada provoca risos ou é tida como engraçada, isso é uma confissão do preconceito.
E agora, as piadas se voltaram contra os homens. Como se os homens - mesmo que fossem a maioria , que não são - não cuidassem de casa, não soubessem usar uma privada, só sirvam pra matar baratas e mesmo assim são “toscos” , “das cavernas “ e por isso precisassem ser adestrados como cães ou controlados remotamente como robôs. Esse preconceito - a ANDROFOBIA – que vem se disseminando por nossa sociedade – deixa claro, por outro lado, o tipo fundamental de homens que as mulheres estão sendo induzidas agora a quererem e “consumirem”. Os homens “CONTROLADOS” ou “ADESTRADOS” como o exemplos dos comerciais do Papel Higienico NEVE e da Bolsa de Mulher. Homens que nunca existiram e nunca existirão! Ao menos verdadeiramente. A não ser que não sejam humanos.
Presumimos que as mulheres – e sobretudo quem criou tal campanha, por EVIDENTE RAZÃO TEMPORÁRIA DE MERCADO (o que, por si só, já demonstra o crescimento e a evolução econômica das mulheres) não queiram ser vítimas de preconceitos de baixo nível e covardes como essas, como muitas mulheres e outros grupos identitários frequentemente o são.
Inclusive nós homens defendemos que os pais sejam OBRIGADOS a passar muito mais tempo com os filhos , independente da vontade da mãe, além da igualdade nas pensões, para que haja o reconhecimento por ele de sua importância como pai e da importância da mãe. Defendemos todo um programa de INCENTIVO, d e REEDUCAÇÂO e de cuidados com a saúde – inclusive mental – dos homens pais para que assumam seus filhos sem culpas, medos e criminalização como é o normal na nossa sociedade diante de nossas leis parentais. Nós não somos culpados pela forma e ação dos homens do passado e nem aceitamos ser!! E nós NÃO SOMOS como os homens falados em suas propagandas.
Por isso solictamos a vocês a gentileza de RETIRAREM do ar essa campanha extremamente ANDROFÓBICA e preconceituosa que só contribui para o atual e crescente enfrentamento entre homens e mulheres em nossa sociedade, E que com certeza, levarão outros agentes - seja por este ou por outro e diverso meio de propaganda – a responderem ou criarem outras propagandas com humoristas elevando ao absurdo os “defeitos” ou “podres” que são comuns em muitas mulheres (mas muito longe de ser todas) mesmo que tais “defeitos pré-históricos” só sejam tidos como “defeitos” pelos homens, como fazem estúpida e violentamente tais campanhas da Bombril.
Por fim, embora não acreditamos que terá sucesso , JÁ EXISTE uma convocação de homens para boicotar os produtos Bom Bril nas casas onde são eles quem mandam e limpam.

Agradecidamente

Pela fundação da ABRACODHPAI