Para: ANVISA, CONCEA, Defesa do Consumidor, Congresso Nacional, empresas fabricantes

Nós, abaixo assinados, consumidores e cidadãos brasileiros, contribuintes e eleitores do Brasil, reivindicamos a obrigatoriedade da colocação de SELO nas embalagens dos produtos cosméticos, de limpeza e outros, que identifique o produto e a empresa que o fabrica como NÃO realizadora de testes em animais.

Acreditamos ser nosso DIREITO, como consumidores, sermos claramente informados da procedência ética dos produtos que consumimos.

O FATO é: enquanto as empresas que dizem não testar em animais não se dispuserem a colocar o SELO indicativo em suas embalagens, NUNCA teremos certeza sobre o que DE FATO fazem ou deixam de fazer.

Não fazemos qualquer distinção acerca de se testes desta natureza são efetuados dentro ou fora do país. Exigimos ser claramente informados sobre a não testagem em animais, não importa se realizada dentro ou fora do Brasil.

Até que as empresas sejam obrigadas a fazer isto (ou o façam voluntariamente) , o que equivale a uma admissão pública, que as tornaria LEGALMENTE responsáveis pela mentira, estaremos sempre e APENAS baseados numa relação de confiança, baseada na boa fé das pessoas que consomem seus produtos.

A experiência recente nos demonstra a imprecisão deste método de "certificação", com base apenas na palavra dada dos empresários.

Até os dias de hoje nossas compras e seleção de produtos estão baseadas exclusivamente nossa BOA FÉ, nada garantindo que nossa compra seja fidedigna e respeite efetivamente critérios para nós EXTREMAMENTE RELEVANTES uma vez que hoje no Brasil tudo a que temos acesso são as (discutíveis e muitas vezes falsas) informações dadas por escrito pelos empresários donos das empresas em questão.

Assim, na qualidade de consumidores conscientes, exigimos a certificação da origem cruelty-free também claramente visível nas embalagens destes produtos.

Não nos deveria caber, como consumidores, a tarefa investigativa necessária e possivelmente equivocada quanto à procedência do que consumimos.

E, ainda como consumidores, queremos ter a certeza e a GARANTIA LEGAL necessária, oferecida pela impressão de selo indicativo nos produtos, de que estamos consumindo produtos compatíveis com nossas escolhas pessoais, cabendo-nos o DIREITO de entrar com uma ação legal caso a informação oferecida nas embalagens venha a ser descoberta como FALSA.

Os signatários

Abaixo-assinado Obrigatoriedade no Brasil de SELO nos produtos não testados em animais, para ANVISA, CONCEA, Defesa do Consumidor, Congresso Nacional, empresas fabricantes foi criado por: Cadeia para Quem Maltrata os Animais - Weeac Brasil.
27.826 Pessoas