ABAIXO ASSINADO: A FAVOR DA BR010 PERMANECER NO SEU TRAÇADO ORIGINAL, PASSANDO POR PARANÃ-TO A CAVALCANTE-GO, UM SONHO QUE SE ARRASTA HÁ MAIS DE 60 ANOS.

Para: Prefeitos/Vereadores/ Governadores/ Deputados Estaduais/ Deputados Federais/ Senadores e o Presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva.

Solicitamos às vossas excelências, Prefeitos/Vereadores/Governadores/Deputados Estaduais/Deputados Federais/Senadores e ao Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, que ouçam a voz de insatisfação da população sobre o desvio da BR-010, que está ocorrendo do município de Paranã-TO a Cavalcante-GO, e que possam fornecer uma resposta e medidas satisfatórias para essa situação.

Nós, moradores e residentes dos municípios de Paranã-TO e Cavalcante-GO, solicitamos o retorno da BR-010 ao seu traçado original, pelo qual a população aguarda ansiosamente há mais de 60 anos. Esta estrada beneficiará mais de 20 mil habitantes dos municípios de Paranã-TO e Cavalcante-GO, bem como das regiões dentro do perímetro dos dois municípios, incluindo o Distrito de Campo Alegre, as comunidades do Território Kalunga Vão do Moleque, Engenho 1 e 2, Prata, bem como os quilombos São Domingos, São José, Mucambo, Traíra, entre outras, que possuem um grande potencial turístico, agronegócio e mineração.

Ao mudar a estrada para outra região, não se compreende claramente o motivo, o que resulta na privação de um sonho e benefício para a população. Além disso, a região para onde se pretende mudar já conta com a GO 118 e a TO 050, que fazem a ligação de Arraias-TO a Campos Belos-GO.

Manter o traçado original da BR-010 resultaria em menos impacto ambiental, pois o trajeto já está aberto, enquanto mudá-lo exigiria a abertura de um novo trajeto, causando um grande impacto ambiental na natureza.

É de extrema importância que a BR-010 retorne ao seu traçado original, pois a população dessas regiões sofre há muitos anos com a falta de acessibilidade durante todo o ano, devido às estradas inadequadas para trafegar em períodos chuvosos.

Os trajetos são exaustivos e longos, dificultando a locomoção dos moradores. Isso resulta em preços altos dos alimentos básicos devido às estradas precárias e atrasos no socorro médico, que demora cerca de quatro horas para chegar ao hospital mais próximo, debilitando a mobilidade dos moradores, comerciantes, lavradores e produtores.

Por isso, pedimos o empenho de todos e todas nesta ação social para os municípios de Paranã-TO e Cavalcante-GO.