Educação a Todos
Para: Todo mundo.
Presentemente, os iletrados em qualquer lugar do mundo tende enfrentar grandes dificuldades em contribuir para o desenvolvimento de um país. Ainda mais quando estão isolados da própria sociedade por causa de barreiras culturais ou geográficas. Esta afirmação pode referir-se à população de 896,9 mil indígenas brasileiras de hoje. Apesar das leis consolidadas em 1988 sobre a educação básica dos índios, como as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394), infelizmente, elas nem sempre foram cumpridas. Pois é possível provar isso através da porcentagem alta de analfabetos entre as tribos nacionais, de 76,7% (IBGE 2010). Por isso, propomos criar um programa de educação adulta, oferecido para a população indígena entre 20-50 anos que não teve a oportunidade de terminar o ensino fundamental e médio.
Apesar de muitos jovens aborígines estarem recebendo a educação apropriada, muitos adultos não tiveram as mesmas oportunidades. Sem educação há muitas limitações no dia a dia, tornando a vida do indivíduo mais complicada. Este problema será contínuo pois, apesar das oportunidades de educação para jovens terem aumentado, eles ainda vão deixar de estudar para trabalhar ou ajudar sua comunidade, o que pode gerar arrependimento no futuro. Por estas razões as escolas para adultos são necessárias. Com a graduação do ensino fundamental, eles teriam a possibilidade de buscar, alcançar, e até criar mais oportunidades para sua comunidade com uma base educacional mais fortificado. Interação com a população urbana será facilitado com alfabetismo e recursos como livros serão mais úteis para ajudar o desenvolvimento deles como uma corpo social.
Existe também o problema da discriminação dos nativos por parte da população urbana, eles são considerados um grupo de categoria social em processo de extinção e, muitas vezes, são ignorados pelas diferenças de cultura, crenças e direitos existentes. Esta discriminação será diminuída quando eles obterem acesso à educação. Pois a educação oferecida a eles não será somente as disciplinas escolares mas também culturais. Eles poderão ter a oportunidade de se abrir ao mundo maior e motivá-los a se tornarem notados e reconhecidos pelas pessoas ao seu redor através de uma interação mais frequentada com os cidadãos (voluntários, professores etc.). Formas de preservar sua cultura serão ensinados e criados, ajudando a também trazer a cultural indígena para a população urbana.
Pedimos as assinaturas de todos para ajudar os índios a terem um aprendizado completo e combater o analfabetismo geral da população brasileira. É necessário para ambos o presente e o futuro do Brasil que as oportunidades de estudos gratuita esteja disponível a todas as idades e para todas as culturas brasileiras. São as pequenas coisas que fazem uma grande diferença, por isso, a programa de educação adulta que temos a meta de oferecer para eles será um passo adiante a aproximá-lo culturalmente e socialmente à sociedade brasileira fora dos seus tribos nativas.