PROJETO GIRO CULTURAL
Para: CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS
PROJETO “GIRO CULTURAL” – Guarulhos
Dos vários governos que já administraram a cidade de Guarulhos, nenhum deles implantaram uma “Política Pública de verdade na área cultural”. Em nome de uma política cultural, os governos simplesmente oferecem “entretenimentos” para a população, contratando artistas renomados e ignorando as “Pratas da Casa”. Nossa cidade, além de ter uma conhecida tradição folclórica religiosa e histórica, sempre foi muito rica em artistas e agentes culturais envolvidos com as mais variadas modalidades culturais. Porém, estes, são obrigados a buscar oportunidades em outras cidades, principalmente na capital de São Paulo. O projeto “GIRO CULTURAL”, foi criado e executado entre 2007/2008 por um grupo de amigos da região do Pimentas. O grupo fez parcerias com músicos (vários estilos), grupos de capoeira, dança, teatro, empresas de brinquedos infláveis e com o patrocínio de vários comércios, uma vez por mês se apresentavam numa praça ou numa via de um bairro da região. E claro, tudo grátis e com a devida autorização da Prefeitura de Guarulhos e solicitação de policiamento da PM e GCM, oferecendo um mínimo de segurança ao público presente . Em 2013, foi apresentado como proposta de política pública cultural para cidade, pelo mandato do então vereador Professor Auriel-PT na Câmara Municipal de Guarulhos, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em duas votações em 2015, mas, o Prefeito Sebastião Almeida-PT “vetou” o PL alegando inconstitucionalidade estranhamente por lei estadual. O veto do prefeito foi derrubado e a Câmara Municipal de Guarulhos sancionou a “Lei 7370/15 - Projeto GIRO CULTURAL” que baseou-se na idéia do projeto original, gerido pelo “Fundo Municipal de Cultura - FunCultura”, só que ampliado para cada região da cidade com participação de 70% de artistas da região de apresentação e 30% de artistas das outras regiões proporcionando assim, o conhecimento público e a valorização profissional daqueles munícipes que fazem/operam cultura da cidade já que os mesmos deveriam receber o merecido cachê. Infelizmente a “Lei 7370 - Projeto GIRO CULTURAL” não teve nenhuma iniciativa e ficou em vigor somente até novembro de 2016, quando foi extinta através de ADIN, pelo mesmo Prefeito Sebastião Almeida. Pretendemos reapresentar a proposta, agora via "Proposta de Iniciativa Popular" que pela Lei Orgânica Municipal, precisamos da concordância de 5% do eleitorado, ou seja de 911 mil eleitores, precisamos de 46 mil assinaturas.