PELA INCLUSÃO DE VAGAS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CONCURSO DA SEDUC – PA 2017
Para: PROFESSORES E GRADUANDOS DE ESPANHOL
PELA INCLUSÃO DE VAGAS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CONCURSO DA SEDUC – PA 2017
Para: MINISTÉRIO PÚBLICO e SEDUC/PA
ABAIXO-ASSINADO
PELA INCLUSÃO DE VAGAS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CONCURSO DA SEDUC – PA 2017
O Governo Federal em sua propaganda diz: o aluno escolherá as disciplinas, a SEDUC não permite aos estudantes esse direito de escolha no Estado do Pará.
Diante da divulgação, pela Secretária de Estado de Administração do Estado do Pará, de realização de Concurso Público para seleção de candidatos para provimento de vagas em cargo de Nível Superior da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC -PA, nós abaixo assinados, manifestamos o nosso repúdio e reivindicamos a abertura de vagas para professores de Língua Espanhola. Haja visto que, a Universidade Federal do Pará, Campus – Belém, Castanhal e Abaetetuba; Parfor – Belém, Castanhal, Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Breves, Jacundá e a Universidade Estácio de Sá, unidas, formam um contingente de mais de 100 profissionais habilitados na docência em Língua Espanhola no Estado do Pará, além dos mais de 300 profissionais já formados e ainda em formação na Licenciatura em Língua Espanhola, além da ESMAC e UNAMA comprovando a existência da demanda de profissionais habilitados em atuar na área. Entendemos que a não oferta de vagas para professor de Língua Espanhola é um retrocesso na formação do aluno para uma inclusão no contexto linguístico da América do Sul, onde o idioma predominante é o Espanhol, além de não propiciar um preparo educacional e formativo para aqueles alunos que optarão pela língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, exame este que ainda obedece o caráter optativo entre a língua inglesa e a língua espanhola. Em suma, a NÃO OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA no concurso público da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC -PA possibilita o favorecimento de uma segregação entre estes e aqueles que, por ventura, optarem pela língua inglesa.