Extinção da Verba Partidária
Para: Todos os Brasileiros
O Fundo Partidário é o nome popular dado ao Fundo de Assistência Financeira aos Partidos Políticos. Foi criado em 1965, no governo de Castello Branco, no início da ditadura militar. Seu objetivo seria garantir que os partidos tenham autonomia financeira, permitindo sua existência e criando espaço para a diversidade de ideias na nossa política. Ele é composto a partir de dotações orçamentárias da União, multas e penalidades eleitorais, recursos financeiros legais e doações privadas.
O valor do fundo tem crescido progressivamente nos últimos anos. Em 2010, por exemplo, havia apenas R$ 200 milhões. Já em 2014, o Fundo Partidário distribuiu mais de R$ 365 milhões aos partidos.
O Fundo Partidário de 2015 teve valor bastante superior aos anos anteriores, totalizando R$ 867,5 milhões. A iniciativa para aumentar o fundo partiu do Congresso Nacional, e foi sancionada pela presidente Dilma. A justificativa é que as doações privadas foram muito menores do que o normal em 2015, o que aumentou a demanda dos partidos.
Em 2016, o Fundo distribuiu R$ 819 milhões, entre duodécimos e multas. Para 2017, o orçamento do governo federal prevê novamente a distribuição dos mesmos R$ 819 milhões aos partidos pelo Fundo.
E agora mesmo diante da crise financeira, da corrupção generalizada que envolve a maioria do partidos, mais de 2000 políticos citados em delações por desvios de verbas públicas através de propina e esquema criminosos bilionários, estão querendo aumentar essa verba para quase 6 bilhões.
ISSO É UM ABSURDO!!
ISSO É UMA VERGONHA!!!
O POVO NÃO AGUENTA MAIS SUSTENTAR PARTIDOS POLÍTICOS.
OS POLÍTICOS E SEUS PARTIDÁRIOS É QUE DEVEM SUSTENTAR SUAS LEGENDAS E NÃO O POVO JÁ CANSADO DE TANTA ROUBALHEIRA!!
DIGA SIM Á EXTINÇÃO DE VERBA PARTIDÁRIA!!