Movimento da ciência brasileira contra os cortes no orçamento dos órgãos governamentais federais e estaduais que fomentam a pesquisa!!! TEMOS QUE REVERTER ISSO!!!
Para: Exmo. Presidente da República, Camara dos Deputados, Congresso Nacional
Cortes na ciência ameaçam continuidade de pesquisas e pagamento de bolsas.
Cortes de bolsas no CNPq
A principal agência brasileira de fomento à pesquisa também vê suas atividades correrem risco. Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, afirmou que “o caso é de urgência urgentíssima”. Segundo ele, o órgão não terá dinheiro para o pagamento das bolsas e projetos de pesquisa a partir de setembro, caso o seu orçamento não seja liberado. Cerca de 90 mil bolsistas e 20 mil pesquisadores podem ser prejudicados.
De acordo com o jornal, o orçamento do CNPq aprovado para este ano é de R$ 1,3 bilhão, mas, devido ao contingenciamento de gastos, a agência está autorizada a gastar apenas 56% desse total (R$ 730 milhões). Até a semana passada, os gastos já chegavam a R$ 672 milhões. Segundo Borges, a estratégia adotada foi atrasar a aplicação do corte para o fim do ano, em vez de parcelá-lo mês a mês, para ganhar tempo, na expectativa de que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), órgão ao qual o CNPq é vinculado, consiga desbloquear os recursos.
Ações que tem sido feitas:
Uma das iniciativas da mobilização foi a criação de um “Tesourômetro”, que aponta o total de cortes no orçamento das universidades públicas e da ciência e tecnologia desde 2015. Segundo a ferramenta, na tarde da última quarta-feira (02), esse número já chegava a R$11,6 bilhões.
Outra ação da campanha é uma petição online, que pede “a garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas; a garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades; a retomada de investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa nos mesmos patamares de 2014; e a retirada de Educação e Saúde do teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95¹”.
VAMOS FORTALECER ESSAS AÇÕES!!!!!!!!!!!! DIVULGANDO E ASSINANDO AS PETIÇÕES PÚBLICAS!!!!!!!!!!!!!!!!!