PELA RÁPIDA TRAMITAÇÃO PARA APROVAÇÃO DO PLS 351/2016 DE AUTORIA DA SENADORA EXMA ANA AMÉLIA - INSTITUIÇÃO DO DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO À FIBROMIALGIA EM 12.MAIO

Para: Exmo. Senador Ronaldo Caiado - Relator designado para o PLS 351/2016

Somos todos fibromiálgicos, e mais parentes, familiares e amigos que aqui, Exmo. Senador Relator da Comissão de Educação, Cultura e Esporte Sr. Ronaldo Caiado, solicitamos especial atenção ao PLS 351/2016 de Autoria da Senadora Ana Amélia.
Somos muitos, em torno de 3 a 5% da população brasileira, portadores desta doença reumática que, mais ataca as brasileiras, em sua maioria, mas a alguns homens também. A relação é de 2 homens num grupo de 10 mulheres.
Em reunião com a Comissão de Assuntos Sociais, em 16 de agosto do ano de 2016, solicitamos a instituição desta data, através da Sra Sandra Santos Silva, que nos representou nesta ocasião. A Digníssima Senadora sensibilizou-se com nossa causa e, elaborou esta Propositura tão importante para nós.
Somos invisíveis aos órgãos públicos, para a sociedade, incluindo alguns profissionais da área de saúde, que desconhecem nossa patologia - Síndrome da Fibromialgia.
Caso desconheça o que é esta síndrome, vamos dar-lhe uma rápida visão.

A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.
Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia do que os homens.
Muitas pessoas que têm Fibromialgia também podem apresentar dores de cabeça tensionais, disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.
Embora não haja cura para a Fibromialgia, uma variedade de medicamentos e outros tipos de tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas (1).

Como pode perceber, ela é em si diversas outras patologias.
Nós sofremos bullying no trabalho, descaso e humilhações em perícias médicas, ignorância no ambiente familiar, e para nós mesmas é uma batalha a ser vencida todos os dias...mas nem sempre é fácil vencermos.
Esta data daria a visibilidade e reconhecimento de nossa patologia, que já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, desde 2008, em que a inseriu no Código Internacional de Doenças em sua última versão (CID 10), cujo nº. é M79.7.
Temos casos em que o paciente não consegue o laudo médico com o código correto, porque o próprio médico questiona sua existência, ou radicalmente não acredita nela. Tudo não passa, para eles, de problemas emocionais, psicológicos ou psiquiátricos.
Sua causa ainda é um mistério, mas os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. Isto não é relacionado com o fato de se ser "forte" ou "fraco" para dor. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivessem com um "termostato" desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro estariam fazendo que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade(2).
Todas estas adversidades são enfrentadas diariamente, no âmbito familiar, no trabalho, social e emocional.
Não temos nenhuma proteção ou assistência social, previdenciária, trabalhista, médica que nos garantam o tratamento multidisciplinar que os médicos, que reconhecem a existência da patologia, tanto preconizam e recomendam.
A Portaria 1083/2012 do Ministério da Saúde dá as diretrizes básicas para nosso tratamento pelo SUS, o que não é garantia de obtenção destes recursos.
Precisamos muito poder contar com seu apoio para a rápida tramitação e aprovação.
A Fibromialgia é invisível, mas nós fibromiálgicos não.
Agradecemos sua atenção e disposição em nos ajudar naquilo que estiver ao seu alcance.
Despedimo-nos com reiterados votos de estima e admiração,

Abrafibro Associação Brasileira dos Fibromiálgicos
representados por todas as assinatura que aqui foram apostas.

Fontes:
1) https://www.fibromialgia.com.br/
2) https://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_perg_resp
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ALCANÇAMOS A META DE 5.000 ASSINATURAS, para este Abaixo Assinado. Agradecemos por ter nos procurado para dar seu apoio. Logo teremos novas ações, esta foi só a primeira Comissão por onde este Projeto de Lei terá que passar. Fique de olho!!! O Povo de Fibra mostrou do que é capaz! Abraços Fraternos, Sandra Santos - Diretora Geral e Fundadora Remanescente.

5.203 Pessoas