Ingresso nas Carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul
Para: Diretor-Geral da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, e membros da comissão interna do concurso Público de Ingresso nas Carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Ilmos. Srs.
Diretor-Geral da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, e membros da comissão interna do concurso Público de Ingresso nas Carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Nós, abaixo-assinados, futuros candidatos ao concurso Público de Ingresso nas Carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, vimos humildemente solicitar aos Ilmos. Srs que
O concurso para os cargos de inspetor e escrivão da Policia Civil do Estado do Rio grande do Sul, se realize separadamente (a exemplo do concurso, para os mesmos cargos, realizado em 2010), ou seja, a realização das provas em datas diferentes, para que os interessados possam se candidatar para os dois cargos.
Pelos seguintes motivos:
Em primeiro lugar, a realização das provas para os dois cargos no mesmo dia, limita o acesso ao cidadão Brasileiro a um dos cargos (Artigo 37 da constituição, inciso I).
Em segundo lugar, É de interesse público que se tenha servidores com identificação com suas respectivas carreiras. O candidato vocacionado, que se prepara, e espera por anos para a realização desse concurso, trás consigo a pressão de ser aprovado em uma única oportunidade. Se a ideia do concurso é selecionar os candidatos mais aptos, e que tenham identificação com a carreira policial, realizar o certame separadamente (aos moldes do concurso de 2010), vai oportunizar uma nova possibilidade de ingresso.
Desde já, agradecemos a atenção dispensada.