Diga não ao Presidio de Segurança Máxima em Itajaí e região.
Para: Governador Raimundo Colombo e Prefeito Volnei Morastoni
Nós, moradores de Itajaí e cidades vizinhas (Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Itapema) através desse abaixo assinado declaramos que somos contrário à instalação de uma Unidade Prisional Federal de Segurança Máxima na cidade de Itajaí (Santa Catarina) pelos motivos que seguem:
A região do Litoral Norte catarinense é conhecida nacionalmente pelo seu potencial turístico atraindo milhões de visitantes todos os anos. Entendemos que ter visitantes permanentes no porte de Fernandinho Beira Mar ou Marcola hospedados no futuro presídio prejudicará potencialmente os negócios turísticos na região.
As outras penitenciárias federais existentes estão localizadas em regiões de baixo impacto turístico ou em capitais de estados onde a segurança pública tem uma quantidade maior de efetivo policial. Não é possível que uma região com baixo efetivo policial, onde a PM mal dá conta das ocorrências cotidianas, seja sede de mais uma unidade prisional que tende a receber bandidos de alta periculosidade.
A instalação da penitenciária em Itajaí não garante o aumento efetivo do policiamento e pode gerar um deslocamento do policiamento já existente para suprir necessidades da referida unidade. Ou seja, a cidade e região podem ter um efetivo ainda menor se a demanda da penitenciária for grande.
Com a instalação da unidade em Itajaí tememos que células de facções criminosas se instalem nas cidades da região. Principalmente em Balneário Camboriú. O que vai gerar temor na comunidade e possivelmente o aumento das estatísticas de crimes na região.
Esse cenário pode contribuir para a redução de negócios e à consequente desvalorização de imóveis. Sem contar que não se tem certeza que o efetivo policial dará conta de manter a cidade em segurança. Segurança que já não é grande coisa tendo em vista que vivemos uma onda de criminalidade sem precedentes na história.
Por esse motivo, nós abaixo assinados, exigimos que o governador Raimundo Colombo e o prefeito Volnei Morastoni revoguem qualquer tipo de tratativa no sentido de construir uma unidade prisional federal na região. A população deve ser ouvida em audiências públicas e a construção dessa unidade prisional não pode ser empurrada goela abaixo dos moradores de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Itapema.