Cancelamento do seriado "O Mecanismo"

Para: Netflix

Solicitamos à Netflix a retirada imediata do seriado "O Mecanismo", lançado recentemente no catálogo de seu serviço de streaming.

O contexto político do Brasil - recém golpeado politicamente em 2016, conforme o posicionamento de diversas universidades do Brasil e do mundo que lecionam uma disciplina específica sobre este golpe - é marcado por um conjunto de informações enviesadas dadas pela imprensa local sobre questões políticas e de escândalos de corrupção. Nossos principais meios de comunicação são controlados por apenas 5 ou 6 famílias de bilionários que possuem interesses próprios bem distantes de um governo de viés social como o observado nos governos do PT.
O seriado, como já amplamente argumentado em diversos blogs e sites, afirma ser uma peça de ficção baseada em fatos reais, mas o diretor José Padilha optou por distorcer a realidade dos fatos pré-julgando pessoas, invertendo falas que realmente ocorreram, protegendo governos de posição política contrária dos fatos apresentados e promovendo uma narrativa que em nada condiz com os fatos reais.
Lula hoje é o preferido das intenções de voto da população brasileira, e um seriado que assume um lado político desses não dá pra ser encarado como mero entretenimento fictício. Ao contrário, acirra muito mais uma já alimentada inflamação ao ódio e ao fascismo que se espalha pelo país, como comprovado no recente atentado a tiros sofrido pela caravana do ex-presidente Lula.

Quando ocorrerem as próximas eleições este ano, se é que ocorram, o estopim de violência possível que se pode observar poderá lembrar o quanto este seriado ajudou a tentar divergir a opinião pública através da materialização de fake-news disfarçada de seriado.