Os(as) profissionais de educação da Secretaria de Educação do Distrito federal, pedem soluções para os problemas enfrentados pelas Oficinas Pedagógicas, espaço lúdico de formação continuada da SEDF.

Para: Exmo. Sr. Secretário de Educação do Distrito Federal Júlio Gregório Filho.

As Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Distrito federal, que neste ano de 2018 completam 32 anos, realizam um trabalho de sucesso na educação do DF. O espaço de formação continuada “Oficinas Pedagógicas”, criado em 1986, está localizado nas 14 Coordenações Regionais de Ensino - CREs e tem como objetivo oferecer uma formação continuada voltada para o desenvolvimento de recursos lúdicos e posturas pedagógicas mais criativas, flexíveis e humanizadas, além de possibilitar a produção de materiais lúdico-pedagógicos como recursos didáticos que favoreçam os processos de ensinar e de aprender.
As Oficinas Pedagógicas, de acordo com a organização da Secretaria de Educação do DF, estão vinculadas pedagogicamente à EAPE e administrativamente e pedagogicamente às Unidades de Educação Básica – UNIEBs das CREs assim como seus profissionais.
Em tempos difíceis, esse espaço vem sofrendo com o descaso de algumas CREs e encontrado problemas a serem listados:
• Muitas oficinas tiveram seus espaços de formação reduzidos e outras estão sem espaço definido.
• Existem problemas com aquisição de materiais para os cursos desenvolvidos, que são usados na produção de materiais pedagógicos a serem usufruídos pelos alunos e alunas nas escolas, o que, muitas vezes, dificulta e inviabiliza as atividades das Oficinas Pedagógicas nos cursos.
• Falta de profissionais suficientes, de acordo com o número mínimo previsto em portaria de modulação das CREs, para continuar os atendimentos de forma satisfatória aos professores e professoras desta rede publica de ensino.
Tendo em vista que esse é um espaço dos e das profissionais da educação, conquistado e garantido sob luta da categoria, buscamos a ajuda de quem já passou por esse espaço e dele colheu bons frutos, para assinarem esse abaixo assinado que visa solicitar, junto ao Secretário de Educação do DF, a solução desses problemas, assim como pedir um olhar mais sensível para esse espaço e sua importância na educação pública do Distrito Federal.