Abaixo Assinado pelo NÃO FECHAMENTO da Biblioteca do bairro Rio Doce no município de Olinda

Para: Sr. Lupércio Carlos do Nascimento (“Professor Lupércio”) e Sr. Secretário Paulo Roberto Souza Silva

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso município de Olinda, no bairro de Rio Doce, solicitam de Vossa Excelência as providências necessárias para manter o funcionamento regular da Biblioteca de Rio Doce, vinculada ao município de Olinda, localizada na Avenida Brasil, nº 84, II Etapa, Rio Doce, Olinda, CEP 53150-470, em funcionamento desde o ano de 2004.

A Biblioteca, de localização central e próxima a vários estabelecimentos comerciais, é uma das poucas marcas territoriais de investimento público na área de cultura que se insere dentro do bairro de Rio Doce, como sabido o maior bairro do município de Olinda, atendendo diretamente a população do próprio bairro de Rio Doce, Casa Caiada, Jardim Atlântico, e indiretamente os demais bairros de Olinda, comunidades e bairros limítrofes.

A referida biblioteca mantém 14 anos de funcionamento, período no qual se notabilizou por ser um espaço de conhecimento e cultura constantemente aberto ao público geral, disponibilizando à comunidade um acervo rico, composto de materiais didáticos, paradidáticos, revistas, livros de diversos gêneros literários (inclusive em braile), e salas de estudo acessíveis a pessoas de todas as idades.

Entretanto, chegou recentemente ao conhecimento dos usuários do espaço de que a Biblioteca encerrará as suas ações, em virtude da ausência de recursos para a manutenção de suas atividades. Esta notícia a muito desagradou os usuários do equipamento, já habituados à prática da leitura (que se dá tanto no local, quanto por meio dos empréstimos oportunizados pela Biblioteca), dos seus mais de 10.000 (dez mil) volumes, todos oriundos de doações que ocorrem até hoje.

Pelo estímulo à doação, local abriga eventos casuais em prol da própria comunidade (principalmente das crianças), como a Troca de livros didáticos no início do ano letivo e a festa das crianças em outubro. A manutenção das atividades da Biblioteca representa inestimável benefício a todos os moradores de Rio Doce que vão continuar tendo acesso a um espaço de leitura e enriquecimento cultural, conquanto que, por outro lado, seu fechamento impossibilitará leitores assíduos de manterem a prática da leitura e o estímulo de novos leitores, uma vez que as outras (poucas) bibliotecas estão localizadas a quilômetros de distância.

É por esta razão que requeremos desta Prefeitura e da Secretaria de Educação, na figura do Sr. Prefeito, e do Sr. Secretário respectivamente, providências para a manutenção das atividades da Biblioteca, de estimado interesse comum da sociedade, no que diz respeito ao fomento e às condições do espaço.

Na forte convicção sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento assinado por todos.