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Correios é pago para Entregar no Destino

Para: Procuradoria do Consumidor

Nos últimos anos, os Correios tem adotado uma prática bastante lesiva ao consumidor: anotação de "A entrega não pode ser efetuada - Carteiro não atendido" por 3 dias consecutivos sem efetivar a tentativa de entrega, provocando o envio para uma Agência e forçando o cliente aguardar o prazo de deslocamento da encomenda até a Agência para retirada, sem contar nos custos e tempo de deslocamento para realizar a retirada.
Diante disto, solicitamos a investigação e a solução para o problema relatado diante da reincidência sistemática desse procedimento que lesa o consumidor:

1. No prazo alongado de entrega. Uma encomenda que poderia/deveria ser entregue em 24h, quando se trata de encomenda expressa, por exemplo, pode chegar a 120h ou mais. Por exemplo, a encomenda seria entregue normalmente numa quarta-feira. Eles lançam no sistema a informação de usuário ausente na quarta, na quinta e na sexta e só então o produto pode ser enviado para uma Agência próxima ao endereço de entrega para retirada, o que acontecerá apenas na segunda-feira, por padrão, fica disponível após às 16h e o expediente se encerra às 17h. Um cidadão comum, que trabalhe em horário comercial, só terá como se deslocar na terça-feira, no horário do almoço.
Então, uma encomenda que deveria ser ENTREGUE em 1 dia, fica disponível em 8 dias para RETIRADA.

2. Custos para retirada da encomenda. Quando da cobrança da tarifa, os Correios consideram na cobrança o valor para entregar a encomenda no endereço do destinatário. Ao obrigar o cliente a buscar a encomenda na agência, gera custos de deslocamento. No meu caso, a agência fica há 6km de distância do endereço de entrega. Uma viagem mínima de 12 a 13km, considerando retornos etc..

3. Tempo desperdiçado na retirada da encomenda. O cliente, que deveria receber sua encomenda em casa, tem o trabalho de se deslocar até uma agência. É necessário contar não apenas o tempo de deslocamento de ida e volta. Precisamos lembrar que há necessidade de pegar senha e aguardar ser atendido. Quem depende de serviços públicos, conhece a lentidão no atendimento e a frequente repriorização na fila, alongando ainda mais o tempo desperdiçado.

Diante dos frequentes prejuízos causados pelos Correios nos 3 eixos apresentados e sabedor de inúmeros casos semelhantes é que peço a atenção dos senhores para esta circunstância.





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