RECUPERAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE DIANÓPOLIS

Para: Dianópolis e região sudeste do Tocantins.

ABAIXO ASSINADO

Destinatários: Governador do Estado do Tocantins, Prefeitura Municipal de...., Deputado....

A Constituição Federal do Brasil estabelece que:

"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação" (Art. 196).

Em plena consonância com a CF/88, a Lei 8.080/90 que criou o SUS, estabelece em seu artigo 2º que: "A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício".

Nós, abaixo assinados, usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio desse instrumento, viemos cobrar dos destinatários acima descritos, as ações necessárias quanto a melhoria do funcionamento do Hospital Regional de Dianópolis-TO. A precariedade do Hospital Regional de Dianópolis-TO, este que é o único de referência da região sudeste, é fato já bastante conhecido e debatido. É cada vez notório que há uma incapacidade (ou indiferença) dos gestores Estaduais que passaram até aqui, pois não conseguem responder aos ensejos da população da região sudeste em ter um Hospital de referência que realmente funcione e não que seja um assento de traumas, agonias, mortes e encaminhamentos para outras localidades. É direito da população da região ter um hospital bem estruturado e que funcione em sua plenitude. Chega! Não tem como conviver (vermos pessoas morrerem) mais com esta triste realidade. Não é hora mais de promessas, gambiarras, paliativos que nunca trazem a “estabilidade” tão necessária no atendimento médico e na parte estrutural em geral do HRD.

Não cabe mais neste ponto a que chegamos, discutir sobre licitações possíveis, planos, projetos e promessas que nunca se efetivam. Queremos A IMEDIATA AÇÃO DO PODER PÚBLICO ESTADUAL na regularização do pagamento dos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas) e que todos os instrumentos estejam funcionando como deveria e que os recursos de urgência e emergência sejam compatíveis com as demandas do HRD. Por tanto, convocamos a todos que possam assinar este abaixo assinado, que será entregue as autoridades locais, para tentarmos ao menos buscar uma resposta para a melhoria no atendimento da unidade de referência HRD, esta que atende ainda toda a Região Sudeste.

“A união faz a força, a força traz a vontade, a vontade traz a esperança, a esperança traz a paz, a paz traz aquilo que queremos”

Nestes termos, subscrevem os cidadãos abaixo-assinados: