Reconstrução do Museu Nacional pelo Governo Federal
Para: Exmo. Senhor Presidente da República Federativa do Brasil
O incêndio do Museu Nacional, local seminal da parte mais gloriosa e fundadora da história do Brasil se configura uma tragédia de imensas proporções, tanto pela perda irreparável de espécimens únicos, quanto pela destruição de um local que marcou o crescimento deste país, que ainda colônia assumia um papel decisivo na derrota de uma das tiranias mais sangrentas que a Europa, e o mundo, conheceu antes das duas grandes guerras. Neste local o Brasil abrigou a família reinante de uma das nações mais importantes da Terra, neste local viveram nossos primeiros e admiráveis governantes.
Não obstante, a República falhou, como em geral tem falhado desde sua proclamação, fruto de um golpe indesejado pelo povo, em defender e promover nossa história, notadamente em honrar nossos símbolos e marcos históricos, que nos recordam quem fomos e nos constroem como povo, porque o Brasil é muito mais que belezas naturais, o Brasil é uma idéia de esperança que não pode morrer, e não pode ser assassinado pelo descaso, abandono e má administração do dinheiro público, que leva nosso museu mais importante a ser completamente destruído sem que houvesse qualquer possibilidade de evitá-lo.
Sendo assim, o povo clama por um ato reparatório, um ato que deixe de lado as presentes discussões vãs que temos acompanhado no congresso, no senado e mesmo nos tribunais, e requeira a união de todos para a reconstrução imediata do museu, suas dependências, seu mobiliário, tal e qual existiam. Muitas coisas que se perderam poderão ser reconstruidas como réplicas, e outras, certamente poderão ser cedidas por paises e instituições parceiras. Quanto ao que não se poderá restituir, confiemos a nossos pesquisadores e em seu incansável trabalho, trabalho que não se perderá pelo desânimo se houver uma declaração forte do Governo, como pedimos nos termos deste abaixo assinado.
Sendo assim, pedimos medidas emergenciais para transferir parte das verbas dos poderes para a reconstrução, isenções de diversos tipos para empresas que ofereçam recursos para a reconstrução, a acelerada expedição dos documentos necessários e todas as demais medidas políticas necessárias a reconstruir o museu, seu acervo e, com isso, a auto estima e o orgulho de todos os brasileiros.
Subscrevemo-nos
Os cidadãos brasileiros.