Carta de Repúdio

Para: Diretoria atual da Federação Ornitológica do Brasil

Manifestamos veemente repúdio à atitude da atual diretoria da Federação Ornitológica do Brasil em relação à grave acusação direcionada ao João Francisco Basile da Silva, Presidente da Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia, o qual foi acusado de adulteração de resultados, mediante a rasura de uma planilha do julgamento do Campeonato Brasileiro de 2017.

O Juiz João F. Basile, atua como Coordenador de Julgamento, sendo encarregado de supervisionar todos os julgamentos no segmento de canários de cor.

Como já foi informado, tanto por juízes como em nota de esclarecimento da Diretoria de Informática da FOB, estas correções ou intervenções por parte do coordenador visam assegurar os critérios que regem um julgamento.

Este é um fato alheio ao conhecimento de pessoas não familiarizadas a todo o processo de julgamento realizado pela OBJO e processamento pela equipe de informática, como nos parece ser o caso do atual Presidente da FOB, e que aparentemente desconhecem as atribuições e importância da atuação de um Coordenador.

Pelo exposto, e pela demora em se questionar um ato ocorrido em 2017, o qual já poderia ter sido esclarecido rapidamente e sem alarde totalmente desnecessário, entendemos que esta atitude possui caráter puramente político. Isto pois em 15 dias teremos eleições gerais em nossa Federação, e o atual presidente é candidato a reeleição, tentando de maneira tendenciosa manipular as opiniões, denegrindo a imagem de uma pessoa que, há décadas trabalha e se dedica à evolução ininterrupta da Canaricultura e Ornitologia amadora.

Desta forma, expressamos o nosso mais profundo repúdio por esta atitude covarde e sem escrúpulos por parte do presidente da FOB, e esperamos que haja uma retratação pública por parte do mesmo.