Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Somos contra a extinção do horário de verão

Para: Comissão de Infra-Estrutura do Senado

A ideia de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão surgiu há mais de 120 anos e foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931. A partir de 1985, o horário de verão começou a ser adotado todos os anos e desde 2003 é válido apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No mundo, já virou prática anual em 73 países.

O objetivo é principal do horário de verão é economizar energia, já que dá para aproveitar a luz do dia por mais tempo no início da noite e há menos consumo no horário de pico (entre 18h e 21h).

Estados de outras regiões do Brasil, como Bahia e Tocantins, até chegaram a aderir a medida em alguns períodos, mas por motivos diversos estão fora da abrangência atual. No Norte e Nordeste, há pouca diferença da duração do dia e da noite tanto no inverno quanto no verão. Isso porque as regiões estão localizadas próximas à Linha do Equador.

O horário de verão divide opiniões no país inteiro. Tem gente que não gosta da sensação de acordar uma hora mais cedo. Outros acham a ideia de sair do escritório em plena luz do dia a melhor coisa do mundo.

Afinal, quais são os reais benefícios do horário de verão?

1 – A economia de energia e, consequentemente, de dinheiro é um fato. Para se ter uma ideia, só ano passado foram economizados mais de R$ 162 milhões no país durante o horário de verão, segundo o governo federal.

2 – Há redução da necessidade de ativistas termelétricas. Com o dia mais longo, tempos mais tempo de calor e menos necessidade de aquecer a água do chuveiro quando for tomar banho, por exemplo.

3 – Estudos apontam redução de acidentes nos horários de pico do trânsito, já que no horário de verão as ruas e estradas ficam mais claras por conta da iluminação natural.

4 – Não só no Brasil, mas em outros países que adoram a medida, há indícios de redução de criminalidade, segundo David Preraru, especialidade no assunto e Phd pelo Instituto Tecnológico de Massachussets.

5 – David ainda diz que a população tem mais tempo de lazer e pode curtir o fim de tarde por mais tempo depois de sair do trabalho.

Ainda que algumas pessoas continuem céticas sobre os benefícios do horário de verão, seus benefícios são reais para o economia de energia no planeta. O meio ambiente agradece.

Fonte: https://www.juntospelaagua.com.br/2016/11/18/beneficios-horario-verao/



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
9 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar