Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

MANIFESTO ÉTICO EM FAVOR DA ADVOCACIA POTIGUAR

Para: Advogados do Estado do Rio Grande do Norte

MANIFESTO ÉTICO EM FAVOR DA ADVOCACIA POTIGUAR
# A Ordem é Renovar

O Movimento A Ordem é Renovar vem a público manifestar as diretrizes éticas e profissionais de todos os ADVOGADOS potiguares que a esta subscrevem, objetivando a melhoria de nossa classe, conclamando-a para um pleito inexorável e atemporal.
O Brasil enfrenta um difícil momento em sua história, onde a ÉTICA e os valores foram subvertidos pela perpetuação no PODER e pelo usufruto e projeção de pequenas conquistas pessoais, mesmo que em detrimento da maioria. Os princípios republicanos estão sendo massacrados por interesses sombrios de muitos dos nossos representantes políticos.
Não podemos compactuar com a omissão. Muito pelo contrário, a OAB sempre teve o impactante papel de LUTAR pelo acesso de todos ao ordenamento jurídico pátrio. A inércia escancara ainda mais as mazelas do povo. Como advogados, avocamos a obrigação de atuar na construção de alicerces sólidos da Justiça, pois somente ela poderá assegurar o devido acesso à DEMOCRACIA.
Desse modo, acreditamos que sem a fraternidade, esforço contínuo e RENOVAÇÃO, pouco a pouco deixamos de ter empatia por aqueles que estão mais distantes e que quase nunca são ouvidos. É por isso que a ÉTICA sempre será mais importante que o projeto político, pois ela estrutura a convivência harmoniosa em princípios que são irrefutáveis em defesa dos interesses postulatórios de cada advogado.
Hoje temos uma missão primordial na construção da CIVILIDADE e conduta MORAL não somente dos nossos pares, mas de toda a população. Como bastiões da justiça, sentimos, continuamente - e intensamente - de maneira muito mais ampla e irrestrita do que qualquer um que represente o Estado, a aflição e desigualdade social do nosso povo, pois a nós, cabe a LUTA diária pelo interesse dos injustiçados, nos mais distantes confins da nossa pátria e, especialmente, em nosso Estado.
A advocacia potiguar necessita muito mais do que conchavos políticos, sorrisos e parcerias usufruídas por uma pequena parcela dos advogados. Necessitamos, verdadeiramente, da defesa robusta e intransigente das PRERROGATIVAS, que nada mais são do que a defesa do Estado Democrático de Direito e o combate ao autoritarismo e o abuso de poder. Sentimos que a todo o momento a impressão que somos facilmente admoestados ante a mínima resistência que o poder público oferece. Precisamos de representantes destemidos e que não façam acordos pela boa vizinhança, mas que defendam todos os profissionais que esperam contraprestações mais incisivas de sua REPRESENTATIVIDADE.
Na gestão dos nossos recursos, exigimos a TRANSPARÊNCIA pela MORALIDADE, PROBIDADE e pelo acesso IGUALITÁRIO dos advogados à toda ORDEM, com gestão democrática dos recursos arrecadados. Precisamos redistribuir melhor o INVESTIMENTO junto ao advogado iniciante, assim como garantir o pleno acesso do advogado com ampla atuação, pois a RENOVAÇÃO é aliada da EXPERIÊNCIA.
A defesa das nossas PRERROGATIVAS deve ser sempre o maior, mais forte e poderoso elo que unifica a nossa categoria, pois sem ela, estamos fadados a vagar, dispersos, proferindo códigos e estatutos que aos poucos terão suas forças mitigadas. Mas, sempre deve ser acompanhada da QUALIFICAÇÃO profissional permanente, na medida em que somente um profissional ciente dos seus direitos e dos direitos do seu constituinte podem enfrentar com igualdade de armas a assanha punitivista que se instaura em nosso país nesse momento delicado da República. Do contrário cederemos a CRIMINALIZAÇÃO DA ADVOCACIA e do exercício do direito de defesa.
Dito isto e próximo ao nosso pleito eleitoral institucional, conclamamos todos os advogados do Rio Grande do Norte, para cobrarmos um processo de MUDANÇA na OAB/RN; para que haja uma desindexação das velhas políticas e todos tenham ACESSO e CLAREZA nas decisões colegiadas que definem o rumo de mais de dezessete mil inscritos. Precisamos trazer de volta o ADVOGADO para nossa casa e subseccionais, atentando para as necessidades peculiares de cada um com um olhar mais isento.
Queremos um comprometimento ÉTICO que unifique a ADVOCACIA, que nos impute um sentimento de PROTEÇÃO dos nossos interesses profissionais, não se intimidando diante das adversidades institucionais. Os projetos políticos organizam-se, adaptam-se, operam e acabam por, um dia, serem substituídos, mas a ÉTICA solidifica princípios básicos muito além do campo político, pois constitui diretrizes irrefutáveis que nortearão a posteridade, que legitimam a vontade de um bem maior, que unificam e sempre buscam a RENOVAÇÃO!

PELA DEFESA DAS PRERROGATIVAS!
PELA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL!
PELA REDEMOCRATIZAÇÃO!
PELA TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS DA OAB SECCIONAL E FEDERAL!
Subscrevemos o presente manifesto,



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
76 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar