Proteção a todos funcionários e atendentes do comércio

Para: Ministério do trabalho, sindicatos do comércio no estado do Rio de janeiro e sul fluminense

Este abaixo assinado destina-se a tornar lei de caráter protetivo e permanente.
Proteger os funcionários do comércio e atendimento ao público e clientes que sofrem constantemente,violências, ataques verbais e ou agressivos, de raça e ou gênero, cometidos por clientes e outros.
Criminalizar e penalizar clientes que comentem desacatos, agressões a funcionários do comércio e atendimento ao público e clientes responsabizar também a empresas que não garantem o bem estar físico, social e emocional de seus funcionários.
Os motivos são muitos, a exemplo os trabalhadores que são agredidos por clientes, e nada podem fazer senão ir a justiça para processar o agressor, e quando estão em posição de legitima defesa empresas acabam por demitir o funcionário que foi vítima, alegando proteção ao cliente consumidor.
Sendo que muitas das vezes o funcionário está protegendo os bens e políticas das empresas e ou são orientados para não causarem danos ao capital da empresa.
E quando estão trabalhando defendo os interesses mútuos, sendo garantir a permanência no emprego e garantir os interesses dos comerciantes.
Funcionários do comércio, atendimento ao público e consumidores precisam urgentemente de proteção e justiça.