Carta Aberta do Coletivo Espíritas em Movimento a Sociedade Brasileira

Para: Sociedade Brasileira

Olá amigos,

Nós, do Coletivo Espíritas em Movimento, organizados em função do acolhimento, do respeito, da diversidade e norteados pela Lei de Justiça, Amor e Caridade, somos um grupo plural que, diante do cenário político que se aproxima, decidimos tornar pública nossa posição e intenção de voto contra o discurso de ódio e a favor da democracia.
Acreditamos firmemente que a diversidade de opiniões, seja no interior do Movimento Espírita ou na sociedade em geral, deve prevalecer como mecanismo social a favor da democracia e da dignidade humana. E, porque somos a favor de diálogos abertos e plurais, queremos colaborar com as reflexões acerca deste momento político atual e expor princípios e horizontes sociais que fundamentam aquilo em que acreditamos, conforme propôs Allan Kardec em A Gênese:
“O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade.” (Capítulo XVIII, Item 25).
Como espíritas, partilhamos a ideia de que, compreendendo a profunda crise (econômica, histórica, social, ambiental, climática, migratória, política, ética, humanitária, etc) que o mundo, especialmente o Brasil, está atravessando, compete a cada um de nós, individual e coletivamente, como cidadãos do mundo, construir uma sociedade de bem-estar, de paz, de solidariedade, de fraternidade e de justiça social.
Como espíritas, compartilhamos dos incontáveis progressos que a humanidade tem realizado e reiteramos o que Kardec assevera em A Gênese, quando diz:
"Os homens, com a sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam alcançado, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material. Resta-lhes ainda um imenso progresso a realizar: o de fazerem que entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, que lhes assegurem o bem-estar moral. Não poderiam consegui-lo nem com as suas crenças, nem com as suas instituições antiquadas, restos de outra idade, boas para certa época, suficientes para um estado transitório, mas que, havendo dado tudo o que comportavam, seriam hoje um entrave". (Capítulo XVIII, Item 5)
Como espíritas, buscamos em nossos corações a coragem da fé raciocinada, que encontra nas palavras do nosso mestre Jesus a bússola norteadora para as ações na sociedade:
"Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; – e aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus". (Mateus, 10:32-33.)

Assim, como espíritas, acreditamos que o Evangelho de Jesus é uma proposta de amor e educação da humanidade com base na justiça social, amplamente comprometida com a premissa de “amar ao próximo como a si mesmo” como uma acepção que não faz distinção social, de raça, de etnia, de nacionalidade, de gênero, de orientação sexual ou de credo.
Nesse sentido, o Coletivo Espíritas em Movimento assume o compromisso de, nesta eleição, votar na proposta que se distancie do discurso de ódio, da incitação à violência, estando sempre apoiando e ao lado de propostas que se aproximem do conjunto de dignidades humanas, que sustentam a democracia a favor da justiça social, do respeito, da paz e do amor ao próximo, pois estes são os valores pelos quais nos norteamos, baseados na doutrina magnânima deixada por aquele que reconhecemos como modelo e guia maior: Jesus.