A Lagoa é nossa - #SosLagoaSomosTodosSiqueira

Para: Concessionária Prolagos e Águas de Juturnaíba

A Lagoa é nossa!
#soslagoasomostodossiqueira

A nossa Laguna de Araruama a cada dia pede socorro! SOS A LAGOA É NOSSA!
Mesmo com a criação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, nada vem mudando a realidade desta laguna em especial a enseada na Praia do Siqueira próxima a estação da Prolagos e da Universidade Veiga de Almeida.

A PROLAGOS e AGUAS DE JUTURNAIBA, concessionárias que gerem o abastecimento de água na Região dos Lagos não apresentaram até o momento resultados práticos. Mesmo com atuais flagrantes absurdos de descasos nada vem em resposta a nossa sociedade e com a falta de uma política séria de fiscalização, a laguna continua morrendo e pedindo socorro... Na Cidade de Cabo Frio, mais precisamente no bairro da Praia do Siqueira, onde existe um centro de tratamento destas águas, quando chove as comportas são abertas e todo o esgoto acumulado é jogado nas águas que já é tão sofrida Laguna.

Esta causa não é só dos cabo-frienses indignados, mas de toda uma população que, depende direta e indiretamente desta Laguna saudável e viva. Os Municípios que não tem praia, e ainda sim necessitam do turismo, como São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande, contemplam a cada temporada o esvaziamento de banhistas que evitam mergulhar em suas águas mal cheirosas e impróprias ao banho. No nosso caso como é a Praia do Siqueira também é fato o turismo não existe e a exposição de produtos químicos dos pescadores é rotineiro.
A cada período de chuva intensa, dias depois, somos contemplados com a mortandade de peixes que recebem carga de água doce e esgoto, impactando a oxigenação da água. Queremos que medidas eficazes sejam tomadas para que possamos recuperar a nossa laguna! Quem ama cuida. A lagoa é nossa!

Vimos EXIGIR da PROLAGOS e ÁGUAS DE JUTURNAIBA que sejam notificadas para que cumpram o compromisso firmado em seus contratos de concessão e a nossa laguna volte a respirar!

Queremos ainda a participação no acompanhamento da prestação de contas à população das ações do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e o Comitê de Bacia do Rio São João e da Lagoa de Araruama (CBHLSJ).
  1. Actualização #1 A lagoa é nossa

Criado em sábado, 10 de novembro de 2018

Colaboradores continuamos a nossa luta. Estamos próximo de atingir mil assinaturas

A Lagoa é nossa - #SosLagoaSomosTodosSiqueira, para Concessionária Prolagos e Águas de Juturnaíba foi criado por: MVO - Praia do Siqueira.