MANIFESTO EM DEFESA DAS ÁRVORES CENTENÁRIAS E DE TODAS AS OUTRAS DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ
Para: DEFENSORIA PÚBLICA, PROMOTORIA PÚBLICA - GAEMA, PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ
MANIFESTO EM DEFESA DAS ÁRVORES CENTENÁRIAS E DE TODAS AS OUTRAS DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ
Poucos são os exemplares arbóreos centenários no município de Taubaté, o nosso centro urbano está cada vez mais sufocado pelo asfalto e pelas ruas estreitas, onde novas vias pavimentadas foram surgindo e nunca foram planejadas para crescer e desenvolver com qualidade de vida, muito menos com respeito e cuidado com os patrimônios históricos, culturais e paisagísticos que o município foi perdendo ao longo das gestões política e administrativa de Taubaté.
Dentre os raríssimos patrimônios históricos, culturais e paisagísticos que se mantêm vivos em Taubaté, a Prefeitura Municipal anunciou que irá suprimir, matar, uma árvore centenária que reúne as três relevâncias como patrimônio, a paisagística pela sua exuberância e imponência que resiste ao concreto e faz toda a diferença no cenário local, somada a sua importância ambiental, a árvore abriga a fauna, concede o oxigênio, purifica o ar e equilibra o microclima do local trazendo um maior conforto térmico para todos que por lá transitam, estudam ou residem, a relevância histórica, onde participou de todo o desenvolvimento do município, já estava presente mesmo antes da construção do estádio do Esporte Clube Taubaté e provavelmente antes mesmo de o Esporte Clube Taubaté existir e presenciou a construção de todas as escolas e avenidas daquela região; e, por último, a sua importância cultural de suma necessidade e de transformação da consciência das pessoas que conviveram e convivem com a presença desta belíssima árvore.
A justificativa apresentada, baseada em apenas em um único laudo, sem nenhum outro estudo complementar e sem nenhuma outra alternativa, não traz conclusões definitivas, além daquela que todos que por ali passam e observam a árvore e sabem há décadas que ela nunca recebeu nenhum tratamento específico e nenhum tipo de cuidado especial, nem mesmo contra cupins.
Em plena execução do Programa de Melhoramento da Mobilidade Urbana com um investimento de 120 milhões de dólares, EXIGIMOS QUE UTILIZEM DESTE RECURSO PARA FAZER A IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO DE TODAS AS ÁRVORES CENTENÁRIAS OU QUE APRESENTEM RELEVÂNCIA HISTÓRICA, PAISAGÍSTICA OU CULTURAL NO CENTRO URBANO E NO ENTORNO, QUE FAÇAM NOVOS EXAMES E COM DIFERENTES EQUIPAMENTOS NO EUCALIPTO CENTENÁRIO DA RUA CHILE, QUE FAÇAM OS TRATAMENTOS DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DESTA ÁRVORE DA RUA CHILE, QUE MONITOREM A EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO E A REAÇÃO DA ÁRVORE, E SOMENTE DEPOIS DE CERTO TEMPO, COMPROVADO QUE NÃO HÁ TRATAMENTOS PARA A ÁRVORE E QUE REALMENTE DEPOIS DE TODAS AS ALTERNATIVAS JÁ EXAURIDAS ELA NÃO DEMONSTRAR REAÇÃO POSITIVA E A CONCLUSÃO FINAL DOS ESTUDOS REALMENTE FOR DE QUE ELA ESTÁ COMPROMETIDA E QUE PODERÁ CAIR A QUALQUER MOMENTO, QUE SE FAÇA ENTÃO E SOMENTE DEPOIS DE TUDO ISSO A SUA SUPRESSÃO, E DE MODO ALGUM FAÇAM DA MANEIRA QUE ESTÃO QUERENDO FAZER COMO SE FOSSE A ÚNICA E A MELHOR OPÇÃO A MORTE DE MAIS UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E PAISAGÍSTICO DE TAUBATÉ. Por último, exigimos respeito, conservação e preservação para TODAS AS OUTRAS ÁRVORES DO MUNICÍPIO.