Instalação de Repartição Consular Brasileira na Patagônia Argentina

Para: Ministério das Relações Exteriores, Portal Consular Itamaraty

Estou recoletando assinaturas para solicitar a instalação de uma Repartição Consular Brasileira válida para a região da Patagônia Argentina.

Atualmente contamos apenas com uma Representação Honorária, que não pode (ou não quer) prestar nenhum tipo assistência aos brasileiros e que, além disso, tem um Cônsul Honorário não-brasileiro, que não tem o poder de tomar nenhuma decisão na ajuda aos brasileiros que procuram o Hotel Fazenda Carioca (Consulado Honorário).

Todos os Consulados ou Embaixadas Brasileiras na Argentina estão localizadas no Norte do país, excluindo completamente outros brasileiros que se encontram em qualquer outra localidade. A resposta que temos sobre a reclamação de uma representação mais próxima é que "Nessa região está a maior concentração de brasileiros", sendo ignorada deliberadamente o resto da população brasileira residente no país.

O problema se agrava quando se considera que a Argentina é um país extenso e caro, o que torna difícil ou, algumas vezes, impossível que brasileiros em situações delicadas possam receber qualquer tipo de assistência ou realizar tramites simples. Como muitas vezes já aconteceu.

Na patagônia, pode não haver tantos brasileiros como no Norte da Argentina, mas ainda assim estamos aqui e temos os mesmos direitos que os demais brasileiros à qualquer tipo de serviço prestado pelas Representações Consulares Brasileiras.

Em resumo se solicitam às entidades competentes a INSTALAÇÃO DE PELO MENOS UMA REPRESENTAÇÃO CONSULAR EM QUALQUER PROVÍNCIA DA REGIÃO DA PATAGÔNIA ARGENTINA.