Nota de Repúdio da Advocacia do Brasil

Para: Advogados do Brasil

NOTA DE REPÚDIO DOS ADVOGADOS E ADVOGADAS DO BRASIL

“A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade”
Ruy Barbosa

Os Advogados e Advogadas do Brasil, uma vez não sendo devidamente representados pela iniciativa de suas entidades, repudia, com indignação e veemência o agressivo desfecho ao qual foi vítima o Colega, Dr. Cristiano Caiado de Acioli OAB/DF 31497, em episódio que se passou no voo da Gol, que partiu de São Paulo/Brasília às 10h45.

Inicialmente, é preciso esclarecer e reforçar que o Advogado citado, expressou ao Ministro Ricardo Lewandowski, tão somente, sua vergonha para com a Instituição STF (Supremo Tribunal Federal), o fez de forma educada, em tom baixo e cuidadoso, reação que lhe foi motivada exatamente pela presença do Ministro.

Sendo o Ministro, pessoa Pública e guardião da Constituição da República Federativa do Brasil com todos os direitos fundamentais ali insertos, foi Inaceitável a reação impulsiva que culminou com a ameaça de prisão do Advogado, mesmo como Cidadão, no exercício de sua liberdade de expressão de sua manifestação pessoal que deveria ser sem receio de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade. Manifestação essa que coaduna com o sentimento e opinião de cada infra assinado da Nota de Repúdio em questão que luta incansavelmente por um país mais Justo e melhor.

O Advogado constrangido e ameaçado tem a admiração, apoio e o respeito da nossa classe Advocatícia que não aceita ficar silente diante de mais essa injustiça.

É preciso que o Brasil saiba da importância, inclusive constitucional, da Advocacia para o fiel cumprimento da Justiça, sendo função essencial para a sua administração, como tenham orgulho dessa árdua vocação de se obrigar a defender os princípios do Direito, o país e, inclusive, as Instituições Democráticas de Direito. Não há espaço para covardes na Advocacia.

Os Ministros passam, o STF fica.

Brasil, 06 de Dezembro de 2018.