Não ao fechamento do período noturno na E.E Dr. Anis Fadul!

Para: Diretoria de Ensino de Suzano, Secretaria da educação.

Recentemente veio a conhecimento público o fechamento do período noturno da Escola Estadual Dr. Anis Fadul, medida essa, tomada arbitrariamente pela Diretoria de ensino de Suzano.

A medida foi tomada sem qualquer tipo de debate com a comunidade escolar, principalmente, com os mais afetados pela mesma: Os estudantes.

Nesse sentido torna-se claro que essa imposição do fechamento do noturno não leva em conta as particularidades e muito menos os direitos do aluno trabalhador a ter a possibilidade de estudar e trabalhar simultaneamente, frequentando uma escola próxima a sua residência.

O que á partir de agora nos é imposto é a mudança automática para o período da manhã ou a transferência para escolas distantes de nossas casas.

O que nos é imposto é em meio a escalada de violência no nosso país que torna quase que impossível estudar em um período como esse em outras unidades escolares distantes de nossas residências, correr altos riscos de sofrer com todo tipo de criminalidade e botar em risco nossa própria segurança para que possamos ir a escola.

Sabemos que que o fechamento do período irá nos impor risco para a própria comunidade que não terá mais um local para buscar educação para os jovens e adultos que possuem o sonho de retornar e concluir seus estudos.

Sabemos que isso afetará diretamente os professores que serão demitidos e perderam suas aulas por um longo tempo até conseguirem ser remanejados.

Sem contar com o comércio local que é movimentado os alunos e pela comunidade escolar, mais um alvo da medida.

E por esses motivos, somos totalmente contra essa medida antidemocrática.

Vamos nos mobilizar contra!

Sabemos que a Dr. Anis Fadul enfrenta problemas de evasão e rendimento, assim como todas as escolas desta Diretoria, no entanto, ao longo dos anos, nossos professores, alunos e a comunidade têm se esforçado como podem para melhorar os índices de nossa escola.

Mesmo que ainda não tenhamos conseguido atingir uma melhoria significativa, não é fechando um período que irá fazer com que consigamos.

Precisamos é da escola aberta e apoio do estado, da Diretoria e dos profissionais da educação.

Necessitamos melhorar a nossa escola, não acabar com ela.

Fechar um período não é a saída.

Saída é abrir a nossa biblioteca que funciona parcialmente por falta de um professor contratado;

Saída é destinar recursos para montar novamente a sala de informática da escola, que se encontra abandonada por falta de computadores após a ocorrência de roubo, a bastante tempo.

Saída é a diretoria da escola poder dar continuidade ao trabalho até então realizado de integrar e melhorar o ensino através do esporte e dos eventos temáticos.

A ideia que vemos é uma lógica que não pode e não deve se aplicar a educação: Os alunos são meramente gastos.

Aluno não é gasto, nunca foi.

Alunos são investimento em um futuro melhor pra região, pra cidade e pro nosso país.

Os professores seguem com os alunos, resistentes, incansáveis, trabalhando no limite de suas forças, com sala de leitura sem funcionário, sala de informática sem recursos porque o Estado não colabora, não apoia e não providencia.

De acordo com LDB, os alunos que exercerem atividade remunerada, registrados de forma legal possuem o direito de estudar no período da noite.

Fechar esse período é negar o nosso direito a estudar, é colocar em risco adolescentes e jovens que terão de ir a outras unidades de ensino distantes de suas casas, em meio a crescente onda de violência que assola o nosso país.

Fechar o noturno é dificultar o sonho do alunos que ingressam no EJA com esperança de ter a educação tão sonhada ao longo de suas vidas.

Fechar o noturno é negar ao alunos trabalhadores sua própria educação, é dificultar ainda mais suas vidas e fazer os mesmos terem que escolher entre estudo ou trabalho.

Não aceitaremos o fechamento do período e iremos abrir amplo dialogo com a comunidade escolar de Palmeiras, incansavelmente.

Exigimos que o período se mantenha aberto e estamos dispostos a nos mobilizar o quanto for necessário. Também iremos trabalhar para que as vagas necessárias para manter o período sejam preenchidas.

Por isso pedimos que assine esse abaixo assinado e diga não ao fechamento do noturno no Dr. Anis Fadul!