'MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE GUAPIMIRIM E MAGÉ (LINHAS EXPLORADAS PELA EMPRESA VIAÇÃO REGINAS"

Para: PRESIDENTE DO DETRO -RJ, COMISSÃO DE TRANSPORTES DA ALERJ, MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM E EMPRESA REGINAS

Os cidadãos das Cidades de Guapimirim e Magé, e adjacências, vêm solicitar a V.Sa. através deste abaixo assinado, providências para urgentes medidas nos serviços das linhas da Auto Viação Reginas Ltda., empresa de transportes rodoviários que atende aos municípios mencionados, conforme relação a seguir.
Fazemos saber que há anos os cidadãos de ambos os municípios vêm apresentando à referida empresa de transportes de passageiros, diversas e intensas reclamações e sugestões, sem que haja qualquer melhoria dignificante, tanto na qualidade da prestação dos serviços, quanto na melhoria do atendimento aos passageiros, muitas vezes sem qualquer retorno a nossas questões.
Hoje, em quase todas as empresas de transportes de passageiros no Estado do Rio de Janeiro, os veículos são alocados com ar-condicionado, televisão, wi-fi, e os intermunicipais, além desses serviços, possuem banheiros, e suspensão a ar, o que não acontece à empresa citada.
A Auto Viação Reginas Ltda. prima pela baixa qualidade no serviço, não possuindo senão ar condicionado e banheiros, naqueles carros cuja quilometragem tenha a necessidade. Entretanto, não há conservação dos veículos, a higiene dos carros é precária, a manutenção dos veículos também, carros velhos, assentos quebrados, infestação de insetos nos veículos, funcionários desqualificados para atendimento ao público, motoristas que às vezes sequer conhecem o itinerário, assaltos constantes aos veículos, além de itinerários erráticos, tudo isso empacotado em passagens caras e viagens estressantes e perigosas.
Os munícipes das Cidades de Guapimirim e Magé deparam-se com uma situação ainda mais crítica, pois a ausência de concorrência na prestação dos serviços de transporte de passageiros, só faz gerar transtornos à população, que não possui condições dignas de locomoção.
Além de alguns dos itens já mencionados no histórico, segue relação de problemas a serem sanados, razões deste abaixo assinado:
• Ter um pondo de embarque descente;
• Respeito ao passageiro, fazendo cumprir os horários pré-estabelecidos (mesmo que sejam diferentes dos apresentados pelo DETRO), fazendo manutenção nos carros e tendo carro reserva;
• Seguir os itinerários pré-estabelecidos pelo DETRO;
• Fazer com que a linha denominada tarifa A (classificada como executiva pela Reginas) não seja ônibus parador com preço diferenciado (R$19,05), definindo pontos para embarque;
• Mais segurança, haja vista os frequentes assaltos;
• Informar aos motoristas que eles estão dirigindo ÔNIBUS e não carreta ou trator, além de informa-los do itinerário do ônibus que está dirigindo, conforme citado acima;
• Renovação da frota, haja vista os ônibus, em sua maioria, ser com chassi de caminhão (suspensão de mola);
• Falta de higiene total, causando proliferação de insetos (banheiro, poltronas, cortinas e ar refrigerado);
• Fazer com os profissionais da empresa sejam responsáveis e que cumpram todas as demandas de que uma empresa de ônibus séria necessita para atender seus usuários, principalmente os motoristas, para que respeitem os passageiros, no que se refere ao jeito de dirigir (frear e arrancar bruscamente), cumprir os horários de saída e chegada. Tem motorista que para no caminho para tomar café, trocar dinheiro, etc., fazendo com que, para um percurso de menos de 100 quilômetros seja gasto em média 3 (três) horas de viagem.

OBS. Foram feitas inúmeras reclamações junto ao DETRO e nada foi feito, inclusive sobre renovação de frota (vários carros ainda são com feixe de molas).