Auditores Fiscais - Transportes pedem mudança na gestão

Para: Secretário de Transportes e Mobilidade do DF

Ao Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Sr. VALTER CASIMIRO SILVEIRA

CARTA ABERTA DOS AUDITORES FISCAIS DA SECRETARIA DE TRANSPORTES E MOBILIDADE DO DISTRITO FEDERAL

Excelentíssimo Sr. Secretário de Transportes e Mobilidade,

Nós, Auditores Fiscais da especialidade Transportes, manifestamos nosso compromisso por um serviço técnico e eficaz no combate à corrupção, fraudes no transporte, SBA e outros crimes contra a ordem do transporte público, além de propugnar por mudanças que tragam simplificação, a fim de oferecermos um serviço com maior eficiência à população através de uma fiscalização efetiva junto aos operadores do sistema, melhorias no STPC e STIP, atendendo aos anseios da população do DF.
Nessa linha de atuação, alertamos V.Exa. quanto a imperiosa necessidade de renovação da cúpula administrativa da Subsecretaria de Fiscalização e Auditoria (SUFISA) através da indicação de um novo subsecretário para o órgão, escolhido dentre os quadros dos Auditores Fiscais, lotados na instituição, preferencialmente entre os nomes aprovados pela classe.
A atual gestão dirige o órgão há vários anos, alternando períodos entre os governos Agnelo e Rollemberg, consolidando um modelo de administração altamente verticalizado, ineficiente, sem transparência no processo de escolha e manutenção de cargos de dirigentes do órgão e incapaz de promover um adequado relacionamento entre os Auditores Fiscais da especialidade. Em consequência disto temos uma instituição doente, desmotivada e um crescente esvaziamento no quadro de Auditores Fiscais. Durante este tempo os cargos comissionados de relevo têm sido mantidos sob o domínio do mesmo grupo.
Senhor Secretário, não é possível fazer uma nova gestão com o mesmo grupo, por esse motivo a população elegeu um novo Governador. É necessário e saudável para qualquer instituição de Estado a renovação de seus quadros de dirigentes. A manutenção dos atuais membros da administração superior da SUFISA contribuirá para o aprofundamento desse modelo ineficiente e obtuso de gestão, o qual fragilizará cada vez mais a continuidade do serviço, a desmotivação por parte dos Auditores e a desmoralização da SUFISA perante a sociedade do Distrito Federal.