Criação de cotas de contratação para pessoas acima de 60 anos.

Para: Kim Kataguiri

Criação de um programa de contratação voltado para pessoas acima dos 60 anos, com o aumento da expectativa de vida cresce o número de pessoas que pretendem continuar atuando no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do país. São inúmeros os benefícios de uma empresa em contar com esse tipo de mão de obra, sendo eles:

- Mesclagem de conhecimento entre os mais jovens e mais velhos.
- Aumento do poder aquisitivo por esse publico, auxiliando a economia.
- O constante aumento dos planos de saúde e medicamentos, torna complicada a qualidade de vida de muitas dessas pessoas, onde as mesmas muitas vezes buscam os chamados "bicos" para sobreviver.
- Mais pessoas contribuindo para o INSS.
- Com a nova proposta de reforma da previdência, aqueles profissionais aposentados que continuarem trabalhando não terão direito a FGTS e a multa de 40% da rescisão, criando-se assim uma economia para as empresas que contratam esses profissionais.

Observações:

- Com a nova proposta de reforma da previdência, muitas pessoas nessa faixa estão ou estarão desempregadas e sem perspectiva de regressar ao mercado de trabalho e se aposentar, seria uma maneira de garantir que uma parte da população continuará em atividade e terá o seu direito a aposentadoria.

- É necessário que uma cota seja criada de modo que os jovens aprendizes ou outros profissionais não sejam canibalizados por empresas que busquem diminuir seus gastos investindo massivamente neste tipo de contratação.