Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra o uso de canudos não-biodegradáveis

Para: Câmara Municipal de Salvador

Desejamos que seja criado em Salvador um Projeto de Lei semelhante à - popularmente chamada - Lei do canudinho (Lei Nº 3794/2018) que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

O plástico é um dos materiais mais utilizados atualmente. Temos uma produção de cerca de 8,3 bilhões de toneladas do material e, desse total, mais de 6,3 bilhões já viraram resíduos. Porém, a quantidade assustadora de 5,7 bilhões de toneladas jamais passou por nenhum tipo de reciclagem.

Os canudos de plástico estão entre os itens feitos do material que mais são descartados de forma inadequada e inadvertida no meio ambiente. Estima-se que 90% dos animais marinhos já tenham ingerido plástico ao longo de suas vidas. Possuindo uma vida útil de apenas 4 minutos, em média, demoram centenas de anos para se decompor na natureza, afinal a grande maioria é feita por materiais não biodegradáveis, advindos do petróleo, gerando um grande impacto em poluição para a vida humana e animal. A ONU, que escolheu a poluição plástica como tema para ser debatido no Dia Mundial do Meio Ambiente em 2018, estimou que por volta de 2050 existirão mais plásticos do que peixes nos ocenos.

Vários países, como Nova Zelândia, Bélgica, Costa Rica, França, entre outros têm tomado medidas efetivas para combater esse problema tão sério. Além disso, já existem leis sancionadas em território nacional no Rio de Janeiro e no Espirito Santo que versam sobre a proibição de uso de materiais plásticos, em especial o canudo.

Chegou a hora de Salvador fazer a sua parte, como cidade costeira e turística que preza pela saúde e qualidade da natureza ao seu redor. Precisamos do seu apoio para que essa petição chegue até a câmara municipal e possa incitar a criação de um projeto de lei! Assine você também e nos ajude a divulgar essa petição tão importante!




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
5 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar