Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto de abertura da Biblioteca Pública Câmara Cascudo

Para: Vossa Excelência Senhora Governadora Fátima Bezzera

Defender a Biblioteca Pública Câmara Cascudo é fazer avançar a luta pela redução das desigualdades, pela liberdade, pela justiça do acesso livre e gratuito do bem público. O livro, a informação, a leitura, a literatura, a biblioteca constituem em pilares básicos de qualquer sistema democrático, sendo um direito de todos os cidadãos brasileiros, e, sobretudo, dos cidadãos do Rio Grande do Norte, como institui a própria Política Nacional de Leitura e Escrita, Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018.

O estado de belas praias e paisagens naturais precisa urgentemente considerar como prioridade de governo a abertura efetiva da Biblioteca Pública criada pela Lei nº 2.885 de 08/04/1963, e fechada, para reforma, desde 2012. Durante todos esses longos anos de portas cerradas, a comunidade foi privada de acessar o espaço cultural, informacional, educacional e de memória, de uma biblioteca que dispõe de mais cem mil exemplares, entre livros, revistas, jornais, fitas VHS, fitas k7, CD’s, DVD’s e uma hemeroteca (recorte de jornais), os quais encontram-se guardados desde a reforma.

É preciso efetivar em toda sua potencialidade o papel social da biblioteca, por meio da formação do leitor, da democratização do acesso e da mediação da informação com a presença efetiva de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia. Assim, para além do seu acervo, a biblioteca constitui em um local de múltiplos discursos, de convivência, de diálogos e afetos, de troca e produção do conhecimento, de aprendizado nos mais diversos suportes e formatos. É a biblioteca, instituição social, principal porta de acesso à informação e às tecnologias de informação e comunicação para os indivíduos de todas as classes, sem distinção de idade, raça, sexo, religião e nacionalidade.

Assim como proclamado pelo “Manifesto das bibliotecas públicas” (IFLA/UNESCO) acreditamos na força da biblioteca como agente de transformação social, força viva para educação, cultura, lazer e informação, e agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar da população. O papel da biblioteca pública extrapola ainda a sua localização, sendo estratégica na coordenação e orientação das bibliotecas nas cidades do interior, sendo indispensável o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio Grande do Norte criado pelo Decreto nº 5.075, de 18/01/1981.

Desejamos ver em o mais breve possível a Biblioteca Pública, de fato, aberta; repleta de vida, fazendo jus ao estado democrático e a democratização do acesso aos bens culturais do povo potiguar, brasileiro, para toda a comunidade do estado do Rio Grande do Norte.

Dra. Gabrielle Francinne de S. C. Tanus
Professora do Departamento de Ciência da Informação - UFRN




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
740 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar