Contra reajustes de Mensalidades e Processos Financeiros Abusivos- Faculdade Estácio de Sá

Para: Ao Excelentíssimo Senhor Diretor da instituição SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

Ourinhos-SP, 18 de Abril de 2019.
ABAIXO-ASSINADO
Ao Excelentíssimo:
1. Senhor Diretor da instituição SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ- RUA DO BISPO, N° 83, BEIJA-FLOR - RIO DE JANEIRO - RJ - 20261063.
Pleito:
Os alunos abaixo assinados vêm por meio deste recurso recorrer a vossa, com base no Art. 4º- Inciso III do Código de Defesa do Consumidor, a análise referente a seguinte problemática:
1. O aumento dos valores das mensalidades, com a fundamentação de que carece na asseguração da permanência e existência digna dos alunos matriculados.
2. A imprecisão na metodologia das ações praticadas no plano de concessão de bolsas e/ou benefícios, com a constatação que regularmente este sistema é modificado com justificativas muitas vezes pífias.
3. Hesitação quanto ao verdadeiro posicionamento desta instituição na promoção de ensino acessível financeiramente.
Justificativa:
Foi observado e vivenciado por diversos alunos que no decorrer da troca de períodos os diversos benefícios (bolsas, descontos) concedidos pela instituição ao aluno ingresso no começo dos cursos de graduação são constantemente reduzidos ou até retirados por reajustes, atrasos de pagamento ou motivos inexatos no decorrer do curso, o que torna assim a funcionalidade do sistema de prestação de serviços desta instituição dentro de um curto prazo insustentável visto ao planejamento financeiro de muitos de nós ser reduzido e não contemplar aumento de gastos em tão curtos períodos.
O meio a que se destina-se os benefícios para o aluno ingresso é louvável e enquadra-se na visão da instituição em oferecer oportunidades de ter acesso à educação superior, porém da mesma forma torna-se questionável visto que muitos tem esse acesso interrompido pelos processos financeiros insidiosos que vem recaindo aos alunos ao longo da vida acadêmica, encerando assim o fim do sonho de muitos em ter uma melhora na vida por meio de uma titulação profissional.
Ainda que estejamos cientes dos contratos educacionais assinados, não fica claro o aumento da demanda em gasto nos cursos, em consulta realizada na unidade polo a justificativa para tantos agraves no valor de nossas mensalidades foram: a alta taxa de inadimplência existente, alta taxa de egressos, inflação na manutenção de recursos, entre outros. Porém a dúvida que persiste em meio a nós é qual o método de cálculo utilizado pela instituição, pois ao consultar a planilha de custos não conseguimos relacionar o critério dos valores desproporcional repassado, neste quesito há também a sensação de que a soma de reajuste dos custos é repassada de maior forma aos alunos veteranos.
Concepção dos fatos:
Acreditamos na boa-fé da instituição e em sua visão, cientes da ordem econômica fundada na valorização do trabalho humano e na manutenção dos recursos, porém algumas vezes o ceticismo aparece em nossa relação na incerteza de saber se o foco da instituição está na procura de oferta de ensino por um preço melhor e nós tratar como “alunos com sonhos e anseios” ou se a mesma se volta somente em processos comerciais de marketing para atrair “mais clientes”.
Intento:
Necessitamos de esclarecimentos ações e acompanhamento quanto a parte financeira pois nós estudantes estamos investindo tempo e dinheiro em curso de graduação nesta instituição, ultrapassando muitas vezes nossos limites lógicos para a manutenção dos estudos sem termos certeza se conseguiremos estar ou não no caminho que escolhemos por questões externas a nossa vontade.
Por-conseguinte todos requestamos que a nossa petição seja ouvida e que não sejamos desrespeitados quanto aos nossos direitos como alunos desta instituição como de fato somos, não se apresenta falha em momento nenhum quanto atendimento/proatividade dos funcionários da unidade polo Ourinhos, porém grande parte das soluções financeiras dependem exclusivamente da central da instituição e quando realizamos uma reclamação, requerimento ou abertura de ouvidoria nos canais de atendimento somos ignorados com burocratização, demora e atendimentos mecânicos. Nestes aspectos intentamos por respostas e ações por parte desta instituição de ensino em âmbito superior, utilizando nossa unidade polo como meio de acesso.
Conclusão das circunstâncias:
Por fim para encerrar este documento salientamos que o mesmo não busca a resolução de casos isolados, mas sim uma definição à diversos alunos que vivenciam a mesma situação e encontram-se depauperados na vida acadêmica uma vez que estamos inseguros na manutenção e permanência em nossos estudos decorrente da inviabilidade apresentada nesta problemática, pois tais aumentos ameaçam não apenas a permanência dos estudantes que não possuem financiamentos, como também aqueles que participam de programas estudantis como o FIES etc. (pois acarreta a ultrapassagem das metas contratuais dos acadêmicos financiados). Sendo assim a situação é generalizada em nosso campus/unidade polo em diversas esferas de turmas/cursos/períodos, encontrando-se evidentemente quantidade superior de casos face ao número de assinaturas aqui supracitadas neste documento, pois muitos erroneamente temem algum tipo de represaria ou sentem-se inibidos em expor sua vida financeira.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento em sua totalidade redigido em 16 folhas, sendo assinado eletronicamente por 185 alunos que se fazem comprometidos, em duas vias a serem protocolados na ouvidoria desta instituição.
Ficará junto a esta instituição como responsável para acompanhamento do protocolo, o aluno O. C. P. J. -RA 201702012409.
Sem mais encerra-se o presente.
  1. Actualização #3 Protocolado na Central de Reclamações.

Criado em quinta-feira, 18 de abril de 2019

Protocolo 20177192. Causa Raiz N1: 3.2 Data de abertura: 18/04/2019 Data Prazo Final: 06/05/2019

2. Actualização #2 Protocolado na Central de Requerimentos.

Criado em quinta-feira, 18 de abril de 2019

Protocolo 20177122. Data de abertura: 18/04/2019 Data Prazo Final: 06/05/2019

3. Actualização #1 Juntos temos mais voz!

Criado em quinta-feira, 14 de março de 2019

Gostaríamos de agradecer a todos pois somos uma das petições mais ativas do site com maior numero de assinaturas/tempo.Continuem colaborando, compartilhem o link nas redes sociais (WhatsApp,Facebook, Instagram) para engajar ainda mais pessoas, precisamos dobrar as assinaturas do abaixo-assinado para entrar com a petição.Compartilhem o Link: www.is.gd/abaixa