Contra reajustes de Mensalidades e Processos Financeiros Abusivos- Faculdade Estácio de Sá

Para: Ao Excelentíssimo Senhor Diretor da instituição SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

ABAIXO-ASSINADO

13 de Março de 2019.

Ao Excelentíssimo Senhor Diretor da instituição SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ-
R DO BISPO, N° 83, BEIJA-FLOR - RIO DE JANEIRO - RJ - 20261063.

Os alunos abaixo assinados vêm por meio deste recurso recorrer a vossa, com base no Art. 4º- Inciso III do Código de Defesa do Consumidor, a análise referente a seguinte problemática:

O aumento dos valores das mensalidades, com a fundamentação de que embora esteja de acordo com o contrato educacional carece na asseguração da permanência e existência digna dos alunos matriculados.

Foi observado e vivenciado por nós (diversos alunos) que no decorrer da troca de períodos os diversos benefícios (bolsas, descontos etc.) concedidos pela instituição ao aluno ingresso no começo dos cursos de graduação são constantemente reduzidos ou até retirados (por reajustes, atrasos de pagamento ou outros motivos) muitas vezes na surdina no decorrer do curso. Tornando assim a funcionalidade do sistema de prestação de serviços desta instituição dentro de um curto prazo insustentável visto ao planejamento financeiro de muitos de nós ser reduzido e não contemplar aumento de gastos em tão curtos períodos.

O meio a que se destina-se os benefícios para o aluno ingresso é louvável e enquadra-se na visão da instituição em oferecer oportunidades de ter acesso à educação superior, porém da mesma forma torna-se questionável visto que muitos tem esse acesso interrompido pelos processos financeiros insidiosos que vem recaindo aos alunos ao longo da vida acadêmica como veteranos, encerando assim o fim do sonho de muitos em ter uma melhora na vida por meio de uma titulação profissional.

Não fica claro o aumento da demanda em gasto nos cursos, em consulta realizada na unidade polo a justificativa para tantos agraves no valor de nossas mensalidades foram: a alta taxa de inadimplência existente, alta taxa de egressos, inflação na manutenção de recursos, entre outros. Porém a dúvida que persiste em meio a nós é qual o método de cálculo utilizado pela instituição, pois ao consultar a planilha de custos não conseguimos relacionar o critério dos valores desproporcional repassado aos ingressos e principalmente aos veteranos.

Acreditamos na boa-fé da instituição e em sua visão, cientes da ordem econômica fundada na valorização do trabalho humano e na manutenção dos recursos, porém algumas vezes o ceticismo aparece em nossa relação na incerteza de saber se o foco da instituição está na procura de oferecer ensino por um preço melhor e nós tratar como “alunos com sonhos e anseios” ou se a mesma se volta somente em processos comerciais para atrair “mais clientes”.

Necessitamos de esclarecimentos, ações e acompanhamento quanto a parte financeira pois nós estudantes estamos investindo tempo e dinheiro em curso de graduação nesta instituição, ultrapassando muitas vezes nossos limites lógicos para a manutenção dos estudos sem termos certeza se conseguiremos estar ou não no caminho que escolhemos por questões externas a nossa vontade.

Por fim para encerrar este ABAIXO ASSINADO salienta-se que o mesmo não busca a resolução de casos isolados, mas sim uma definição à diversos alunos que vivenciam a mesma situação e encontram-se depauperados na vida acadêmica uma vez que estamos inseguros na manutenção e permanência em nossos estudos decorrente da inviabilidade apresentada nesta problemática, pois tais aumentos ameaçam não apenas a permanência dos estudantes que não possuem financiamentos, como também aqueles que participam de programas estudantis como o FIES etc. (pois acarreta a ultrapassagem das metas contratuais dos acadêmicos financiados), assim a situação é generalizada em diversos campus/unidades polo em esferas de turmas/cursos/períodos e.

Por-conseguinte todos nós SOLICITAMOS que o nosso pedido seja ouvido e que não sejamos desrespeitados quanto aos nossos direitos como alunos desta instituição ou ignorados como de fato somos quando realizamos uma reclamação na secretaria do polo ou nos canais de atendimento.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinadas por todos os alunos que se fazem comprometidos, em duas vias a serem protocolados na ouvidoria desta instituição.

A equipe representante caso sejam necessárias maiores informações atende ao email:alunosfaeso@hotmail.com.

1. Actualização #1 Juntos temos mais voz!

Criado em quinta-feira, 14 de março de 2019

Gostaríamos de agradecer a todos pois somos uma das petições mais ativas do site com maior numero de assinaturas/tempo.Continuem colaborando, compartilhem o link nas redes sociais (WhatsApp,Facebook, Instagram) para engajar ainda mais pessoas, precisamos dobrar as assinaturas do abaixo-assinado para entrar com a petição.Compartilhem o Link: www.is.gd/abaixa