Nós, Psicólogos e estudantes, solicitamos uma consulta pública sobre Coaching e a Psicologia e repudiamos a nota orientativa sobre Coaching.

Para: Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia em sua nota liberada na data do dia 14 de março de 2019, “liberou” que a prática Coaching seja utilizada por psicólogos, isto mostra que ao invés de fortalecer a profissão, exigindo a posse da ciência que lhe é sua por direito, autoriza os psicólogos a utilizarem do Coaching, ao invés de assegurar que sua ciência não caia em “mãos” de pessoas que fazem cursos de Coaching sem uma regulamentação.

Sabemos que a ciência não tem dono, mas somos nós, psicólogos que temos capacidade técnica e somos regulamentados, estando resguardado por lei da devida utilização das técnicas desenvolvidas nos métodos científicos.

Ao olharmos para o profissional que, ao utilizar o Coaching, este estará utilizando de uma prática não regulamentada, o que fere o Código de Ética do Psicólogo.

Além do mais, disseminará junto à população leiga, que o termo Coaching é uma prática legal, fazendo com muitos possam cair em “mãos” de pessoas que fazem cursos de Coaching, cursos estes que ocorre aos montes pelo país.

Verifica-se também, que ao invés de restringir a utilização do termo por psicólogos, esta liberação dificultará ainda mais em uma fiscalização eficiente, pois, já não o temos.

Assim sendo, solicitamos que o Conselho Federal de Psicologia faça uma consulta pública para ouvir os psicólogos e estudantes de psicologia sobre este tema.

>> Aos estudantes, colocarem no numero de registro 0000 e no campo estado, o respectivo estado onde estudam<<

Esta pedição irá ser encaminhada ao CFP ao atingir 30 mil assinaturas.