Contra a possível demissão do Prof. Pedro Henrique Demercian

Para: Alunos do curso de Direito da PUC-SP

Em 18 de março de 2019, o professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pedro Henrique Demercian, docente nesta instituição há 12 anos, com reconhecimento expressivo entre alunos e colegas, além de prestígio evidente nos ambientes teórico e prático do Direito Processual Penal brasileiro, comunicou à sua sala do período noturno seu possível desligamento da instituição, por motivo de demissão, avisada ao docente neste mesmo dia.
Os alunos e ex-alunos de Direito da PUC-SP estão consternados sobre o fato e subscrevem a presente petição com o fim de que haja a manutenção do professor no quadro da faculdade.

O professor Pedro Henrique Demercian é conhecido pelos discentes como uma grande referência na matéria Processual Penal, sendo influência para diversos alunos escolherem o ramo como aprofundamento e opção profissional. Além de ser reconhecidamente um dos mais habilitados e competentes professores desta instituição, o docente, por vezes, exprimiu sua posição quanto às políticas da faculdade, expressando sua grande preocupação em promover, por meio de sua atividade profissional, a desenvolvimento da qualidade de ensino e implementar aos professores as melhores condições para seus trabalhos.

Incomodado com essa providência e também com a impossibilidade de orientar alguns trabalhos acadêmicos, o professor demonstrou seu descontentamento e decepção, e no dia 18 de março foi comunicado sobre a decisão da universidade.

Dessa forma, os alunos e ex alunos de Direito da PUC-SP abaixo assinados declaram a insatisfação com a deliberação da Universidade, enfatizando a enorme perda que a demissão do referido professor representaria à PUCSP, bem como o vasto prejuízo causado aos discentes que esta subscrevem. Nesse sentido, requerem que a Pontifícia Universidade Católica mantenha o professor Pedro Henrique Demercian em seu quadro de profissionais, designando carga horária compatível com a sua disponibilidade real para o magistério, tendo em vista a qualidade de suas aulas e contribuição para o ambiente acadêmico.