CRIAÇÃO DE CENTRO DE RADIAÇÃO DE PRÓTONS NO BRASIL.

Para: EXMO. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL, CHEFES DE ESTADOS, MINISTÉRIO DA SAÚDE, CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONGRESSO NACIONAL DO BRASIL.

AO GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
AO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
AOS ESTADOS FEDERATIVOS
AOS DEMAIS ÓRGÃOS RELACIONADOS

EXMO. Sr. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL
CONGRESSO NACIONAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE
EXMO CHEFES DE ESTADOS

O câncer é a segunda causa de mortes no mundo, 8,8 milhões de mortes ocorridas só em 2015 se atribui ao câncer, quase 1 de cada 6 mortes no mundo é por motivo de câncer. Estima-se que com custos de tratamento com o câncer em média são gastos US$ 1,16 bilhões de dólares. O câncer afeta à todos: bebês, adultos, idosos, não escolhe país ou etnia. Porém, muitas destas mortes podiam ser evitadas ou ao menos prolongar com qualidade a vida das vítimas de câncer. Nos homens por exemplo, 5 tipos são os mais presentes: pulmão, fígado, estômago, colorretal e próstata. Nas mulheres temos 5 tipos mais freqüentes: mama, pulmão, colorretal, cervicouterino e estômago.
Não esquecemos de relatar os piores: o câncer raro, aqueles de incidência rara porém muitas vezes mais complexos e com tratamentos farmacêuticos ainda não estabelecidos. Estes são os que mais preocupam, e já não são tão poucos assim entre nós.
A Fundação Americana FOUNDATION CHORDOMA estuda e tenta encontrar a cura ou tratamento farmacêutico eficiente ao CORDOMA, nós um pequeno grupo no Brasil, CORDOMA BRASIL, reunimos as vítimas do cordoma, com o fim de esclarecer apoiar as vítimas e familiares deste câncer. É um câncer na coluna vertebral com a peculiaridade constantes recidivas, ou seja, retorno. Ainda não temos tratamento farmacêutico para o CORDOMA, e a RADIAÇÃO DE PRÓTONS E A CIRURGIA TOTAL é a melhor opção de tratamento no momento. Porém, o melhor e mais eficaz, tratamento de radiação é o de PRÓTONS no qual não existe na América do Sul.
Necessitamos no Brasil de uma máquina de PRÓTONS para o tratamento de câncer, diversos, em especial aqueles com mais difícil acesso, no crânio, na medula, câncer infantil, oculares, entre outros locais sensíveis a RADIAÇÃO ATUAL QUE TEMOS NO BRASIL. Mais de 1.000 novos casos por ano devem ser tratados com PROTONTERAPIA.

Desta forma, ROGAMOS E SOLICITAMOS ao GOVERNO DO BRASIL, GOVERNOS ESTADUAIS e MINISTÉRIOS, SEJA CRIADO E INSTALADO um CENTRO DE TRATAMENTO DE PRÓTONS NO BRASIL, para o tratamento de diversos tipos de câncer, dado a necessidade e falta deste tratamento no Brasil.

SOBRE O TRATAMENTO DE PRÓTONS:

Trata-se de um tratamento de RADIAÇÃO em feixes de PRÓTONS aplicado para destruir o tecido afetado pelo tumor. Sua eficácia é igual ou superior a radiação convencional, porém com menos efeitos secundários após aplicação, as vantagens são: poucas doses na aplicação porém mais fortes, extremamente precisa não invadindo os tecidos saudáveis, a qualidade de vida do paciente é muito superior, e de acordo com estudos internacionais de radiação o Prótons é a TERAPIA RADIATIVA MAIS ADEQUADA nos casos de CORDOMA, CONDROSARCOMA, MELANOMAS INTRAOCULARES, TUMORES DE BEBÊS E INFANTIL, TECIDOS SENSÍVEIS E PARTES DO CORPO DE DIFÍCIL ACESSO, COMO O CLÍVUS OU NA BASE DO CRÂNEO, entre tantos outros, como bexiga e rins.
A máquina de Prótons, escaneia a região do tumor sem ultrapassar o tumor para tecidos saudáveis, o que é de extrema precisa, a radiação é mínima ou quase sempre nula ao redor do tumor nos tecidos saudáveis, a dose é menor, porém com maior impacto radioativo e resultados mais eficientes, chegando em todos os locais do corpo, ao contrário do tratamento convencional.