MANIFESTO CERATOCONE

Para: Pessoas com Ceratocone, familiares e amigos, políticos e autoridades públicas.

Nós portadores de Ceratocone, cansados do descaso das autoridades públicas com nossa doença, da falta de apoio aos tratamentos e da falta de informações, resolvemos nos mobilizar e realizar nosso manifesto, trazendo para conhecimento de todas as autoridades nossa luta. Esperamos sair da escuridão e passarmos finalmente a termos nossa cidadania respeitada. Dessa forma elencamos abaixo nossas principais reivindicações:

1- Tratamento Gratuito garantido em todo território Nacional;
2- Nos casos em que as lentes forem única forma de garantir a visão e a qualidade de vida ao paciente, que sejam custeadas pelo Estado;
3- Que o Ceratocone seja reconhecido como deficiência nos casos em que a doença afete drasticamente a qualidade de vida do paciente, adotando os critérios modernos de análise que não levam em conta somente a acuidade visual; sendo incluído o ceratocone oficialmente como causa de deficiência nesses casos;
4- Campanhas de prevenção ao avanço da doença, explicando e garantindo a aplicação das técnicas que visam estabilizar o avanço dos efeitos, principalmente entre as crianças e jovens, evitando futuros transplantes de Córnea;
5- Pesquisas que informem com clareza o número de pacientes afetados no Brasil;
6- Padronização dos tratamentos;
7- Acompanhamento psicológico em todas fases inclusive após Transplantes;
8- Campanhas que informem detalhadamente os riscos e benefícios do Transplante;
9- Respeito à vontade do Paciente em relação a todo e qualquer tratamento;
10- Incentivo a programas de inclusão e mobilização popular no combate ao avanço de casos do Ceratocone;

Curitiba, 25 de Abril de 2019 – Thomaz Daniel de Oliveira

2.471 Pessoas