Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela paralisação das aulas no Pensi no dia 15/05/2019 - Greve Nacional da Educação

Para: Professores do Pensi

Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2019

Carta à direção do Pensi Colégio-Curso 

Nós, professores do Pensi Colégio-Curso, nos dedicamos diuturnamente em nossas missões em sala de aula, buscando construir conhecimento junto aos nossos estudantes, por meio do preparo intelectual, pensamento crítico e foco na construção cidadã do aluno, como bem tem defendido a instituição que assim se faça. Preparamos para a vida e para o vestibular, que pode ser um passo importante para a construção dos indivíduos para quem ensinamos. Compreendemos, portanto, que a sala de aula tem por objetivo voltar-se também para fora dela, garantindo aos nossos alunos que estejam preparados para os desafios que o mundo impõe e sejam destaque nas comunidades em que agem. Deste modo, não podemos de forma alguma deixar de pensar na realidade concreta que se desenha no Brasil.

Nas últimas semanas, foram anunciados pelo governo federal cortes de repasse para as universidades públicas e instituições de ensino médio, como os institutos federais e o colégio Pedro II. Com 41% de verba de manutenção cortada, a UFRJ, universidade que dá orgulho ao nosso estado, e que tanto nos regozijamos ao ver nossos estudantes nela sendo aprovados, corre o risco de fechar temporariamente suas portas. Mais de 30% da verba de custeio foi retida para as universidades, sem nenhum tipo de estudo prévio ou argumentação coerente – pelo contrário, abertamente o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, confessa que seus motivos são ideológicos. No mesmo bojo da questão, repetidas falas do Governo Federal são proferidas contra a ciência, contra a produção intelectual universitária e reiteradamente os professores são postos na função de algozes, como que nocivos à educação.

Caríssimos, fomos colocados na linha de frente de uma luta que não é partidária, que não é contra o patronato, que não é contra uma ou outra figura do governo, necessariamente. Esta luta agora é civilizacional. Não podemos deixar a estrutura educacional de excelência do país ser sucateada, muito menos que se alastre pela opinião pública a ideia do professor como inimigo. Chegou o momento de defendermos o que o Pensi Colégio-Curso prega e ensina em suas aulas do Laboratório de Inteligências de Vida, e agirmos em prol da sociedade, defendendo o professor, o ensino público de qualidade e a liberdade e democracia em sala de aula. 

Foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para quarta-feira, dia 15 de Maio de 2019, um dia de Greve Nacional da Educação. A paralisação dos professores da educação privada no Rio de Janeiro, apoiado pela Feteerj (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro) e pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), foi aprovada em assembleia realizada no dia 4 de Maio de 2019 no SinproRio. Atendendo ao chamado de greve, portanto, gostaríamos de comunicar a adesão do nosso corpo docente à Greve Nacional da Educação, esperando compreensão jurídica por parte da escola do estado de greve. Desta forma, não nos deixando ser levados pela mare da história, e sim fazendo sua corrente com nossas mãos, reiteraremos nosso compromisso com a categoria e com a educação compondo as manifestações de rua, aulas públicas e debates abertos pela cidade.

Cordiais cumprimentos, 

Professores do Pensi Colégio-Curso.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
151 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar