Por uma rota de ligação mais curta entre o litoral sul e norte de Porto Seguro, BA

Para: Ministério Público Estadual e Federal

A via de acesso rodoviário entre o litoral sul de Porto Seguro (Trancoso, Arraial D'Ajuda, etc) para o centro da cidade e também o litoral norte é extensa, com no mínimo, 42 Km entre os trevos de Arraial D'Ajuda-Trancoso e BR367-Litoral Norte.

Mas há uma alternativa: próximo ao trevo Arraial D'Ajuda-Trancoso, no Vale do Rio Buranhém, já existem estradas de terra dos dois lados do rio, que encurtariam as distâncias entre trevos, de 42 Km para apenas 8 Km.

A área já se encontra profundamente modificada pelo homem, tendo sido transformada em pastagens e campos, com o leito do rio retificado. Neste caso, o impacto ambiental e visual seria mínimo, quando comparados à construção de uma ponte, próximo ao estuário do Rio Buranhém.

Em tempos em que todos os países e cidades do mundo discutem e implementam medidas para a melhoria da mobilidade urbana, não existem justificativas para permanecermos no atraso, sem uma via curta, que facilite acesso a bens e serviços pela população.

Os moradores precisam de melhorias no acesso à universidade (UFSB), IFBA, aeroporto, rodoviária, escolas, comércio e litoral norte.