APOIO INSTITUCIONAL E FINANCEIRO AO IV CAMPEONATO ALIFA 2019

Para: PRESIDENTE CONSELHO FEDERAL DA OAB PRESIDENTE DO CONCAD - COORDENAÇÃO NACIONAL DAS CAIXAS DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS CONSELHO GESTOR DO FIDA - Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados PRESIDENTES DAS CAIXAS DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS E ADVOGADAS DO BRASIL

A Associação Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil – ALIFA, realiza todos os anos o Campeonato Nacional de Futebol em diversas categorias e modalidades, evento exclusivo para Advogados e Advogadas de todo território nacional.

Muito embora não faça parte do sistema OAB, a ALIFA realiza o evento esportivo destinado exclusivamente para os Advogados e Advogadas devidamente inscritos nos quadros das Seccionais da OAB e que estejam habilitados ao exercício da Advocacia, exigindo também que o profissional esteja em dia com todas as suas obrigações estatutárias, incluindo as financeiras.

Neste ano de 2019 já foram enviados convites a todos os Advogados brasileiros para participarem do IV Campeonato ALIFA 2019, que será realizado na cidade de Brasília-DF, de 1 a 7 de setembro do corrente.

O evento já é um sucesso e consagrado no calendário dos Advogados e Advogadas que fazem da prática esportiva atividade para sua qualidade de vida, saúde física, mental e emocional.

O esporte deve ser entendido e tratado como um fenômeno social e político, capaz de influenciar o conjunto de transformações culturais de uma sociedade. Rico nas suas relações ativas e dinâmicas do grupo social ele é a representação viva das manifestações de ludicidade e criatividade do movimento de um povo. Produz e reproduz a identidade cultural, contribuindo de forma decisiva nos processos de mudança social, formação educacional e de consolidação desta identidade.

Bem por isso a extrema relevância e importância do papel desenvolvido pela ALIFA no incentivo à prática esportiva e na realização do Campeonato Nacional de Futebol para Advogados, que caminha para sua quarta edição.

Ocorre que a ALIFA como associação independente, administrada por abnegados Advogados que compõem sua Diretoria, oriundos de várias regiões do Brasil e que de forma voluntária e por amor ao esporte prestam relevante serviço à Advocacia, tem encontrado dificuldades no financiamento do Campeonato, em especial pela gigante proporção que tomou o evento, que já conta com a participação de mais de 3.000 Advogados e Advogadas de todo País, principalmente depois da inclusão da modalidade Feminina no ano de 2018.

Considerando que a ALIFA não cobra anuidades e não possui receita própria.

Considerando o compartilhamento das receitas de anuidades nos termos normativos entabulados pelo Estatuto da Advocacia e da OAB e pelo Regulamento Geral da OAB, que destina significativa parcela das receitas brutas de anuidades ao Conselho Federal da OAB, ao FIDA e as CAAs.

Considerando a existência do FIDA - Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados e que seus recursos devem ser utilizados para investimento e desenvolvimento dos serviços prestados aos Advogados, considerando ainda que possui receita própria para este fim.

Considerando que o Campeonato Nacional da ALIFA presta um serviço exclusivo e essencial aos Advogados e Advogadas de todo Brasil, promovendo e fomentando não só a prática esportiva como a integração, a troca de experiências e Networking, proporcionando uma semana de assistência qualificada aos cerca de 4.000 Advogados inscritos na OAB que participam do evento.

Nós, Advogados e Advogadas inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, abaixo assinados, Requeremos apoio institucional e financeiro do Conselho Federal da OAB, do CONCAD e do Conselho Gestor do FIDA à ALIFA - ASSOCIAÇÃO LIGA DE FUTEBOL DOS ADVOGADOS, para a realização do IV CAMPEONATO NACIONAL DA ALIFA 2019, que ocorrerá de 1 a 7 de setembro na cidade de Brasília, por proporcionar benefícios reais aos Advogados.

Requeremos ainda que o Conselho Federal da OAB e o CONCAD recomendem ainda que as Caixas de Assistência dos Advogados de todos Brasil, incentivem e apoiem institucionalmente e financeiramente todas as equipes femininas e masculinas de Advogados dos Estados a prestigiem o evento esportivo, diretamente nas Seccionais da OAB, viabilizando a participação dos Advogados e Advogadas regularmente inscritos na OAB no Campeonato da ALIFA 2019, por ser função de assistência a ser promovida pelas Caixas de todo Brasil.

Termos em Que,
Pedem e Aguardam Deferimento.

1.053 Pessoas